14 agosto 2018

Cascia: o que fazer na cidade da Basílica de Santa Rita de Cássia

Olááá! Tudo bem? Hoje vamos fazer um turismo religioso, mas também cultural. Vamos descobrir o que fazer em Cascia, na Itália. Cascia é a cidade onde fica a Basílica de Santa Rita de Cássia e o mosteiro onde ela viveu! No entanto, não é só isso... Vamos lá conhecer?


A Itália nunca me chamou atenção, mas um dia, perguntando à minha mãe qual lugar ela gostaria de visitar na vida, veio a resposta:
“Cássia (Cascia, em Italiano)”
Nossa, que coisa. Geralmente, as pessoas falam as capitais, né? Mas, como ela é devota de Santa Rita de Cássia, era por isso...

Então, fiz uma surpresa e comprei as passagens de presente para meus pais. Dessa forma, a ideia era ficar dois dias em Roma para descansar da viagem e depois explorar a região da Umbria, pois lá estava a cidade que minha mãe queria conhecer.

Pesquisando, vi que o melhor lugar para fazer um bate e volta à Cascia seria Spoleto. Então, reservamos um hotel nessa cidade...

A viagem não saiu como o planejado, pois meu pai teve um AVC faltando um mês para a viagem. Então, depois de remarcar a passagem, mesmo minha mãe não indo, fomos eu, Otávio e minha tia Isabel. Ela estaria representada por nós...
Cascia, na Itália, o que fazer

Nossa visita a Cascia

Como chegamos de ônibus, descemos no ponto final e seguimos a indicação para a igreja. 
Cascia, na Itália, o que fazer
No meio do caminho, havia um local de informações turísticas. Já fui garantir o meu mapa e foi excelente.

Para chegar ao Santuário de Santa Rita de Cascia, você pode subir pela rua mesmo ou por escadas rolantes (tipo aquelas de Spoleto). 
Cascia, na Itália, o que fazer
Optamos pelas escadas rolantes. Há uma troca de escadas no caminho e logo já estávamos na Basílica de Santa Rita de Cássia.
Cascia, na Itália, o que fazer
Havia acabado uma missa naquele momento. Por isso, tudo estava muito confuso. 
Cascia, na Itália, o que fazer
No entanto, quando a multidão dissipou, pudemos entrar e ver a maravilha que é o Basílica de Santa Rita de Cascia.

Basílica de Santa Rita de Cascia

Uma igreja totalmente colorida. Essa foi a minha impressão sobre a Basílica de Santa Rita de Cássia.
Basílica de Santa Rita de Cascia
O teto mostra a imagem da pomba representando o Espírito Santo, a subida de Santa Rita e a sua canonização.

Há um local fechado por uma grade de ferro. Lá está a Capela de Santa Rita. Dentro da Capela encontra-se o corpo de Santa Rita. Não quis tirar foto, pois achei que seria meio profano, mas acredite... É uma visão emocionante até para quem não é lá muito religioso...

No dia em que fomos, havia uma freira na capela que distribuía uma pétala de rosa. Claro que peguei uma e trouxe para minha mãe.
Basílica de Santa Rita de Cascia
Há uma Basílica Inferior. Lá está o corpo da beata agostiniana Teresa Fasce. Ela também é venerada por fiéis que visitam o local.

Essa parte possui um altar com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e um outro local que guarda o milagre eucarístico, uma hóstia que se transformou em sangue.
Basílica de Santa Rita de Cascia
O mosteiro, infelizmente, não conseguimos conhecer por causa do horário...
Basílica de Santa Rita de Cascia

Informações importantes sobre o Santuário de Santa Rita de Cascia

As entradas ao Santuário de Santa Rita de Cássia e ao Mosteiro são gratuitas.

Horário de funcionamento da igreja: todos os dias das 6h45 às 18h de novembro a março; das 6h30 às 20h de abril a outubro.

Horário de funcionamento do mosteiro: de novembro a março de segunda a sábado – 10h15;  11h15;  14h30;  16h; domingos e feriados –  10h;  11h15;  14h30;  16h; De abril a outubro de segunda a sábado –  8h15;  9h00;  9h45;  10h30;  11h15;  12h;  14h30;  15h30;  16h45;  17h30; Domingos e feriados –  9h;  10h15;  11h15;  14h30;  15h30;  16h45;  17h30

Um pouco da história de Santa Rita de Cássia...

Santa Rita nasceu em 1380 em Roccaporena. Casou-se contra vontade, mas viveu 18 anos nesse casamento onde teve dois filhos.

Seu marido foi brutalmente assassinado. Ela rezava pedindo o perdão de Deus aos assassinos de seu marido enquanto os filhos buscavam vingança pela morte do pai.

Mesmo ela rezando a Deus e implorando aos filhos, a ideia deles não mudava. Ela, então, ofereceu a vida de seus filhos para não vê-los manchados de sangue. E não é que eles morreram menos de um ano depois?

Rita, então, ficou sozinha com menos de 30 anos. Resolveu seguir sua vocação que havia sido interrompida com o casamento: tornar-se freira.

Ela tentou entrar no Monastério das Agostinianas de Cascia, mas teve seu pedido negado por três vezes. A partir daí a vida dela foi só de fatos sobrenaturais:
  • foi introduzida de um modo completamente inexplicável ao mosteiro. As freiras, diante deste prodígio, a acolheram entre elas (e lá ficou durante 40 anos);
  • ao ouvir sobre os sofrimentos da morte de Jesus Cristo, pediu para compartilhar esse sofrimento. Ela foi atravessada na testa por uma das espinhas da coroa de Jesus Cristo. E carregou essa chaga durante 15 anos.
  • um pouco antes de morrer, mesmo sendo inverno, pediu que surgisse uma rosa e figos em seu jardim. E ela foi atendida... (por isso que a imagem de Santa Rita possui rosas, figo e espinhos).

O que fazer em Cascia além da Basílica de Santa Rita e do Mosteiro

Além da Basílica de Santa Rita de Cássia, a cidade possui a Igreja de Santa Maria da Visitação. Nessa igreja há a fonte que batizou Santa Rita.
Basílica de Santa Rita de Cascia
Rua onde estão as lojinhas...
Você também pode visitar a Igreja de São Francisco e a Igreja de Santo Antônio Abade.

Além das igrejas, Cascia oferece lojas que vendem vários produtos embutidos que vêm da cidade vizinha, Norcia.
Basílica de Santa Rita de Cascia
Porchetta!
Nós aproveitamos para experimentar um sanduíche de porchetta!
Basílica de Santa Rita de Cascia

Basílica de Santa Rita de Cascia
Será que é bom?

Bate e volta a Cascia a partir de Spoleto

Para chegar a Cascia não é possível ir de trem, como fizemos em todos os outros bate e volta a partir de Spoleto.

No entanto, há um ônibus que leva até lá. 
Como chegar a Cascia, Itália
Bastante confortável o ônibus Spoleto-Cascia
Na verdade, ele vai até Serravalle, uma cidade bem próxima a Cascia. As pessoas descem na estrada e lá já há um outro ônibus esperando para levar a Cássia. 
Como chegar a Cascia, Itália
Não há necessidade de pagar outra passagem. É só descer do ônibus de Spoleto e entrar no ônibus para Cássia. 
Como chegar a Cascia, Itália

Tabela de Horário

Para saber os horários atuais, acesse o site da busitalia.

Onde comprar os tickets para os ônibus que vão para Cássia 

No trajeto Spoleto-Cássia, compramos na banca de jornal que tinha na Piazza Vitoria. Já para voltar, compramos em um bar próximo do ponto de ônibus. É só perguntar às pessoas onde comprar o ticket para o ônibus que elas sabem indicar. 

Como a visita a Cássia foi rápida, decidimos esticar a viagem até Norcia. Mas isso fica para um próximo post.

Espero que tenha gostado. Você já tinha ouvido falar dessa cidade? Conte aqui nos comentários...
Até amanhã.

Um super beijo,

Carolina

.

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search