28 agosto 2018

Estádio Vasco da Gama, uma visita guiada no Club de Regatas Vasco da Gama

Olááá! Tudo bem? A visita hoje é ao Estádio Vasco da Gama, também conhecido como Estádio de São Januário. Independente de times de futebol, a visita a esse local é bastante enriquecedora em termos de história...


Eu não sou nem um pouco interessada em futebol. Nem time eu tenho... No entanto, amo uma história... Como já disse anteriormente, essa foi a motivação para visitar o Estádio do Vasco... Afinal, lá é possível conhecer um pouco da história tanto do clube quanto da cidade do Rio de Janeiro.
Estádio Vasco da Gama
Tivemos a oportunidade de conhecer o Estádio do Vasco durante o Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão. Ali era uma das paradas do ônibus que percorre o bairro para mostrar seus pontos de interesse.

O programa dessa parada era composto por:
  • Visita às dependências históricas (Social do Clube, Salão de Troféus, Tribuna de Honra, Vista do Campo Oficial, Colégio Vasco da Gama, Capela Nossa Senhora das Vitórias e Parque Aquático);
  • Sessão de autógrafos com ídolos do clube.

Um pouco de história...

Conhecido por Estádio de São Januário, por ser uma rua  que leva até o estádio, o Estádio do Vasco foi inaugurado em 21 de abril de 1927.

No entanto, o Club já tinha sido fundado em 21 de agosto de 1898. Aliás, o Estádio do Vasco foi fundado graças aos próprios vascaínos. Eles fizeram uma grande campanha para arrecadar dinheiro para a compra do terreno e para a construção. E apenas 11 meses depois, o Estádio do Vasco estava pronto.

Esse estádio já foi:
  • o maior do Rio de Janeiro (perdeu para o Maracanã inaugurado em 1950);
  • o maior do Brasil (até 1940 quando o Pacaembu foi inaugurado);
  • o maior da América do Sul (até 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu).
Outro ponto interessante na história do local é a questão da iluminação. Em 31 de março de 1928, foi inaugurada a iluminação do Estádio do Vasco. Com isso, na época, ele era o único estádio onde se realizavam jogos noturnos.

O Vasco, assim como outros clubes que hoje têm foco no futebol, foi criado como um clube de remo. E o nome, Vasco, está relacionado à festa dos 400 anos da chegada de Vasco da Gama às Indias.

Apesar de ter sido criado com foco no remo, desde a década de 20, carro forte é o futebol. Ele foi o primeiro time a vencer um campeonato com jogadores negros (e pessoas de baixa renda). Isso foi importante na luta contra o racismo e a xenofobia. Foi meio que um alerta para fazer com que outros times aceitassem jogadores negros.

No Estádio do Vasco também aconteceram eventos não esportivos... Em 1935, por exemplo, foi realizado o encerramento do Primeiro Congresso Nacional de Educação. Esse congresso reuniu o Ministro Gustavo Capanema, o presidente da República Getúlio Vargas e centenas de educadores e estudantes numa discussão sobre os rumos da educação nacional.

Lá também ocorreram as apresentações dos corais do maestro Heitor Villa-Lobos. E no mesmo ano dessas apresentações (1940), Getúlio Vargas anunciou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essas foram as primeiras leis trabalhistas do Brasil.

Nossa visita ao Estádio do Vasco com o Passeio Cultural

Já na entrada do Estádio do Vasco nos deparamos com uma fachada, em estilo neocolonial, tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Estádio Vasco da Gama
Em seguida, vimos um lindo painel. Ele é composto por azulejos que representam a chegada de Vasco da Gama à Índia.
Estádio Vasco da Gama
Fomos recebidos e guiados pelo Valmer, o historiador do Vasco. Além de ser historiador, ele também era vascaíno. Então, imagine como tivemos uma aula...

Nossa primeira parada foi na Sala de Troféus.  
Estádio Vasco da Gama
A sala conta com cerca de oito mil peças. Entre essas peças estão troféus, taças, copas, bronzes, placas, faixas, flâmulas, medalhas, diplomas e fotos conquistados na história do clube.
Estádio Vasco da Gama
Deixando a Sala de Troféus fomos para a Tribuna de Honra conhecer mais um pouco da história do clube e ver o campo do Estádio do Vasco.
Estádio Vasco da Gama

Estádio Vasco da Gama

Estádio Vasco da Gama

Estádio Vasco da Gama
De lá foi possível ver a famosa Estátua do Romário inaugurada em 2007. Ela é feita em bronze, em tamanho natural do jogador e está dentro do gramado, atrás da baliza. A intenção foi homenagear o milésimo gol de Romário.
Estádio Vasco da Gama
Deixando a Tribuna, seguimos para o Colégio Vasco da Gama. Fundado em 8 de março de 2004 tem o foco de atender aos jovens atletas do clube nos ensinos fundamental e médio. Isso é interessante porque o Colégio leva em consideração os calendários de treinos, competições e viagens.
Estádio Vasco da Gama
Do Colégio Vasco da Gama, fomos visitar a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do clube. 
Estádio Vasco da Gama
Inaugurada em 15 de agosto de 1961, a capela tem tanta importância que muitos projetos de remodelação do Estádio Vasco da Gama foram deixados de lado para evitar a sua demolição ou deslocamento.
Estádio Vasco da Gama
Seguimos em direção ao Parque Aquático. Mas antes, passamos por um pequeno monumento com a Cruz de Malta. Ela representa a conexão dos portugueses com Deus.
Estádio Vasco da Gama
O Parque Aquático do Estádio do Vasco foi inaugurado em 30 de agosto de 1953. São quatro piscinas (olímpica, saltos ornamentais e duas para o aquecimento dos atletas), vestiários, estação para tratamento de água e uma sala de musculação.
Estádio Vasco da Gama
O tour terminou na loja do Vasco da Gama. Essa loja vende os produtos oficiais do Vasco. 
Estádio Vasco da Gama
O acesso a ela é feito tanto por dentro do Estádio do Vasco quanto pela rua. Nós entramos pelo estádio e ficamos para a sessão de autógrafos com os craques...
Estádio Vasco da Gama
Acesso por dentro do Estádio Vasco da Gama
Como não conheço ninguém, nem fiz questão de tirar foto. No entanto, Otávio foi lá representar o Viajar correndo, he he he...
Estádio Vasco da Gama
Carlos Germano, Otávio e Bruno Cosendey

Informações importantes sobre a visita ao Estádio do Vasco

Tour na Colina Histórica
Horário de funcionamento: Terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h; Sábados das 9h às 12h.
Endereço: Rua Gal. Almério de Moura, 131.

O Estatuto veta a entrada às dependências de sua sede com vestimenta de qualquer outro clube.

E aí? Gostou de conhecer um pouco sobre o Estádio do Vasco? Conte aqui nos comentários...

Penso que independente da questão do futebol, ter esse tipo de experiência enriquece nossas mentes...

Espero que tenha gostado.
Até amanhã.

Um super beijo,

Carolina

Quer saber mais sobre o Tour Cultural no Bairro de São Cristóvão? Acesse:

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search