26 agosto 2018

O Gigante Adormecido do Rio de Janeiro, a lenda que faz parte do imaginário carioca

Olááá! Tudo bem? Depois do Ibis do Pão de Açúcar, hoje vamos explorar mais uma lenda da cidade do Rio de Janeiro. Qual? A lenda do Gigante Adormecido do Rio de Janeiro. Vamos lá?


Você já deve ter visto a propaganda da Jhonnie Walker em que as montanhas do Rio de Janeiro se transformam em um gigante e ele sai andando. Já viu? Ela foi exibida em 2011, mas pode ser encontrada no YouTube.

Uma coisa que poderia ser apenas a criação de um publicitário criativo já vem sendo veiculada há muito mais tempo... Há uma lenda de que a cadeia de montanhas da cidade do Rio de Janeiro é, na verdade, o corpo de um gigante adormecido.
Gigante Adormecido do Rio de Janeiro
Está faltando a parte com os pés...
Essa formação é conhecida como o Gigante Adormecido do Rio de Janeiro ou, ainda, o Gigante Adormecido da Guanabara.

O perfil completo do gigante se estende por 20 km e engloba sete bairros da cidade:
  • Barra da Tijuca;
  • São Conrado;
  • Leblon;
  • Ipanema;
  • Copacabana;
  • Botafogo;
  • Urca.

A cabeça do gigante deitado é formada pela Pedra da Gávea. Já os pés do gigante adormecido são formados pelo Pão de Açúcar. E o corpo? Engloba a Pedra Bonita, o Morro Dois Irmãos, o Corcovado e parte do complexo da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Gigante Adormecido do Rio de Janeiro
A cabeça do gigante... Observe o nariz, o queixo.. Tudo na Pedra da Gávea
Gigante Adormecido do Rio de Janeiro
Os pés do Gigante adormecido...
O interessante é que cada uma dessas partes possui as suas próprias lendas atreladas. Já vimos a do Íbis do Pão de Açúcar e, em breve, vamos falar sobre as outras por aqui...
Gigante Adormecido do Rio de Janeiro
O Íbis do Pão de Açúcar
O Gigante Adormecido do Rio de Janeiro pode ser visto perfeitamente da Ilha Rasa, uma ilha fora da Baía de Guanabara, próxima ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras. Aliás, também existe uma especulação sobre o nome da Ilha Rasa. 

Como a Ilha Rasa não é nada rasa (dá uma olhada na imagem abaixo), sugere-se que seu nome significa “De onde se vê RA”. E quem é RA? O deus egípcio Sol. No caso, o Gigante Adormecido da Guanabara seria o próprio RA.

Como deu para perceber, tudo é um monte de suposições. No entanto, quando a gente vê as imagens... Pode ser que estejamos sendo influenciados, claro, mas que dá para ver um gigante deitado ali, ah dá...

Você conseguiu ver o gigante adormecido? O que você acha dessa história toda? Conta aqui nos comentários... Vou adorar saber...
Até amanhã.

Um super beijo,

Carolina
Para ler sobre a lenda do Íbis do Pão de Açúcar, acesse:

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search