02 setembro 2018

Palácio de Cristal de Petrópolis, um pouco da história desse lugar tão visitado na cidade

Olááá! Em nosso primeiro post após o BEDA, vamos conhecer um pouco da história do Palácio de Cristal de Petrópolis. Quem vê aquela estrutura toda não imagina o quanto de história ela possui. Vamos fazer uma viagem no tempo desde a época do Império até os dias de hoje... Vamos lá?

Palácio de Cristal Petrópolis
O Palácio de Cristal está localizado em uma praça chamada Praça da Confluência, também conhecida como Koblenz. Ela recebeu esse nome porque ali havia a confluência de dois rios de Petrópolis: o Piabanha e o Quitandinha.
Palácio de Cristal
Uma parte da Praça da Confluência
Essa praça, em 1857, recebeu cercas de madeira e as primeiras árvores que constituiriam seu jardim.

A partir de 1875, passaram a ser realizadas, nesse local, algumas exposições de produtos agrícolas e também de flores e de pássaros. Como tais exposições aconteciam em estruturas improvisadas, o Conde D’Eu, presidente da Sociedade Agrícola de Petrópolis, decidiu construir um local definitivo para realizá-las.

Há uma segunda versão de que, na verdade, o Palácio de Cristal seria um presente do Conde D’Eu para sua esposa, a Princesa Isabel. Seria um local para ela cultivar suas plantas.

Para isso, foi encomendada a uma fundição francesa uma estrutura pré-moldada em ferro. Quando chegou ao Brasil, essa estrutura foi montada em Petrópolis e tornou-se uma das primeiras construções pré-fabricadas instaladas no Brasil.

O nome Palácio de Cristal fica mais realista porque foram usados cristais bisotados importados da Bélgica para preencher os vãos da estrutura metálica.

A inspiração para o Palácio de Cristal de Petrópolis veio do Crystal Palace de Londres e do Palácio de Cristal do Porto. Essas foram estruturas construídas para receber as famosas Exposições Universais. 

O Palácio de Cristal foi inaugurado, então, em 2 de fevereiro de 1884. 

Quatro anos depois, aconteceu a Festa da Liberdade. Ela recebeu esse nome porque nesta festa, a Princesa Isabel libertou os últimos escravos de Petrópolis.

Após a Proclamação da República, em 1889, o Palácio de Cristal entrou em decadência até 1938.

Nesse ano, o Palácio de Cristal foi coberto por folhas metálicas e passou a abrigar o Museu Histórico de Petrópolis.

Com a criação do Museu Imperial, sua coleção foi transferida para lá e o imóvel ficou vazio até 1957.

Em 1957, o Palácio de Cristal foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ele abrigou algumas exposições até 1970, quando sofreu algumas restaurações.
Palácio de Cristal
Pórtico de entrada do Palácio de Cristal
Em 1984, durante as comemorações de 100 anos de sua inauguração, as folhas metálicas foram retiradas e substituídas não por cristais (como antigamente), mas por vidros.
Palácio de Cristal Petrópolis

Palácio de Cristal Petrópolis
A grande restauração do Palácio de Cristal aconteceu durante o ano de 1998.
Palácio de Cristal Petrópolis
Atualmente, recebe eventos culturais e exposições diversas. O Palácio de Cristal é o palco da Festa do Colono Alemão (Bauernfest), uma festa que ocorre normalmente em junho/julho.  E toda última quinta-feira do mês acontece a Serenata Imperial.
Palácio de Cristal Petrópolis
Essa cruz marca a realização do ato religioso celebrado por ocasião do primeiro ano de chegada dos alemães à cidade. 


Informações importantes sobre o Palácio de Cristal
Endereço: Rua Alfredo Pachá, Centro, Petrópolis - RJ
Telefone: (24) 2247-3721
Horário de Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 18h.
Oferece visita guiada.

E você? Conhece o Palácio de Cristal? Sabia a história dele? Será que foi mesmo um presente para a Princesa Isabel? Conte o que você acha aqui nos comentários...

Espero que tenha gostado!
Até quarta-feira.

Um super beijo,

Carolina

Para mais posts sobre Petrópolis, confira:

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

4 comentários:

  1. Muito legal! Tenho muita vontade de visitar Petrópolis! Adorei a história deste Palacio dos Cristais. Muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina!Eu tinha a maior aversão a esse lugar. Sei lá... Achava meio besta e tals. Aí, claro, na hora do sorteio do que eu falaria em Petrópolis durante a prova tinha que sobrar para mim esse Palácio. E não é que eu aprendi várias coisas legais sobre ele? Passei até a gostar dele, ha ha ha ha... Valeu a pena!!!! Ha ha ha ha...
      Um super beijo e obrigada pela visita!!!
      Carolina

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nossa, que honra receber o senhor por aqui!!!
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!!!!
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search