29 outubro 2018

A Marca da Vitória - A Autobiografia do Criador da Nike no Leia correndo de outubro

Olááá! Tudo bem? Como hoje é a última segunda-feira do mês, vamos comemorar com mais um Leia correndo... O livro de hoje é A Marca da Vitória - A Autobiografia do Criador da Nike. E, claro, quem traz para a gente mais essa resenha é o Bruno de Souza...

Como o tempo voa... Um ano se passou desde que o primeiro Leia correndo foi publicado. 

Então, com você, Bruno de Souza...
A Marca da Vitória - História da Nike
“E, nesse mês de outubro, o Leia Correndo completa um ano! Em comemoração, apresento para você a autobiografia da Nike: A Marca da Vitória. Ela conta a história de uma marca esportiva que revolucionou o universo da Corrida de Rua.

Quem narra a história é o próprio fundado da Nike, o corredor Phil Knight. Um apaixonado por corridas, tanto que seu trabalho final da faculdade sobre empreendedorismo era relacionado ao esporte. 

Sim, ele pensou em abrir uma empresa para importar tênis japoneses para os Estados Unidos, pois na época esses eram os de melhor qualidade. 

Em pouco tempo, isso se tornou realidade... Em uma visita ao Japão, ele conseguiu um contrato com a Onitsuka Tiger, hoje ASICS. Assim nasceu a Blue Ribbon Sports, futura Nike.

Para ser seu sócio, ele convidou o seu treinador de corridas, e um dos maiores técnicos desse esporte, Bill Bowerman.

A Marca da Vitória é uma mistura de empreendedorismo com esporte. O livro narra toda a história em ordem cronológica, do período de 1962 até a década de 1980. Ao final, conta também alguns acontecimentos do ano 2000. 

Quando eu mencionei que a Nike revolucionou o universo da corrida de rua, isso se deve, em boa parte, a essa época em que eles compravam remessas de tênis da empresa japonesa. 

Afinal, eles não apenas revendiam os tênis nos Estados Unidos, mas também:
  • ouviam as opiniões dos seus clientes;
  • iam aos eventos de corridas;
  • começaram a sugerir melhorias nos calçados. 
Algumas dessas melhorias originaram a entressola e o famoso solado de waffle.

Uma frase de seu criador Phil Knight pode ser muito bem colocada para o caso Nike (e para a vida também).
“A vida é crescimento. Ou você cresce, ou morre.” 
Então, se você quer saber de onde eles tiraram o nome Nike e como essa empresa se tornou umas das gigantes do ramo esportivo, corra com o seu Nike até a livraria mais próxima...”
Bruno de Souza

Informações sobre o livro A Marca da Vitória - A Autobiografia do Criador da Nike
Autor: Phil Knight.
Edição: 1.
Ano: 2016.
Páginas: 384.
Editora: Sextante.


Um ano de Leia correndo e Bruno trouxe um livro que tem tudo a ver com os corredores. Afinal, a Nike tem uma alma de corrida, não é verdade? E o texto teve até Reflita correndo. Adorei! Vou postar em breve… He he he he...

Ele ainda deixou um mistério, né? Você sabe o porquê de o nome ser Nike e o porquê de ter aquele símbolo? Sabe? Conte aqui para a gente nos comentários... Agora, mais do que nunca, vou adorar saber!

E como estamos em festa, gostaria de agradecer ao Bruno por estar com a gente durante todos esses meses. Que a gente consiga estar por aqui por mais um ano, e um ano, e um ano... MUITO OBRIGADA! 
Até quarta-feira!

Um super beijo,

Carolina
Para mais resenhas de livros de corrida, confira o

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Bruno de Souza Olá, eu sou o Bruno, leitor assíduo e corredor desde 2015. Uni minhas duas paixões: a corrida e a leitura. Assim nasceu o “Leia Correndo”, Estarei aqui com você uma vez por mês trazendo a minha opinião sobre livros desse tema. 

Instagram: @correbrunao

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search