06 outubro 2018

O que fazer em Aparecida, a cidade da Padroeira do Brasil

Olááá! Tudo bem? No segundo post da nossa novena especial, vamos conhecer um pouco sobre a cidade de Aparecida. Afinal, ela foi criada por conta do milagre da aparição da imagem no Rio Paraíba do Sul.


Aparecida tem seu foco, claro, no turismo religioso. A terra da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, recebe anualmente, aproximadamente, 13 milhões de romeiros.
O que fazer em Aparecida

Um pouco da história de Aparecida

A cidade de Aparecida está localizada no Vale do Paraíba. Ela é super bem localizada, pois está quase no meio do caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo. São 264 km a partir do Rio e 184 km a partir de São Paulo.

Por ser cortada pela Via Dutra, o acesso à cidade é bastante facilitado. Até mesmo para quem chega de avião, por Guarulhos ou pelo Galeão. 

A história da cidade de Aparecida, como já disse, está intimamente relacionada à devoção à Nossa Senhora Aparecida. Ela é considerada pelos católicos (e por alguns não católicos) Rainha e Padroeira do Brasil.

Tudo começou com o encontro da imagem da santa no Rio Paraíba do Sul por três pescadores. Por conta dos frequentes milagres atribuídos a Nossa Senhora, houve um aumento do número de visitantes ao local onde estava a imagem.

Em 1732, Felipe Pedroso, um dos pescadores que encontrou a imagem, entregou-a para seu filho Atanásio. Ele construiu o primeiro oratório para culto público. Foi lá que aconteceu o milagre das velas (que falei no post anterior). Com isso, o culto de Nossa Senhora Aparecida cresceu bastante.

Em 1745, uma igreja foi criada no Morro dos Coqueiros. A escolha do local foi ideal, pois estava longe das cheias do Rio Paraíba do Sul. Como era comum na época, um pequeno povoamento começou a se formar ao redor da igreja.

Os frequentes de relatos de milagres atribuídos à santa fizeram crescer o número de visitantes e, com isso, foi fundada a Freguesia de Guaratinguetá batizada de Aparecida.

No entanto, como a peregrinação aumentou, a igreja foi ampliada em 1888. Assim, surge a Matriz Basílica (Basílica Velha) na vila de Aparecida. 

Em 1928, a terra da Padroeira do Brasil foi emancipada de Guaratinguetá. A cidade ficou popularmente conhecida como Aparecida do Norte. Isso por causa da estação ferroviária inaugurada em 1877 que pertencia à Estrada de Ferro do Norte. No entanto, é importante frisar que o nome da cidade é SOMENTE Aparecida.

Em 1955, iniciou-se a construção do Santuário Nacional, o maior Santuário Mariano do mundo.

Depois dessa mini retrospectiva, vamos ver o que Aparecida oferece aos seus visitantes...

O que fazer em Aparecida


Matriz Basílica (Basílica Velha)

Com inauguração em 1888, a Matriz Basílica abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida até 1982.

Em estilo Barroco, a Matriz Basílica passou por uma longa restauração e hoje está aberta para que o público admire o seu esplendor. 
O que fazer em Aparecida


Para saber mais sobre a Matriz Basílica, confira o post:


Quer conhecer o Santuário Nacional e a Basílica Velha de Aparecida com Guia de Turismo?

Memorial Redentorista 

Bem próximo à Matriz Basílica está o Memorial Redentorista.
O que fazer em Aparecida
Ele abriga um museu que conta a história dos Missionários Redentoristas através de livros, obras de arte, objetos pessoais dos antigos padres e imagens sacras em madeira e terracota dos séculos XVIII e XIX.

O local possui ainda uma capela em estilo Gótico onde está sepultado o Padre Victor Coelho. Ele é conhecido como Apóstolo do Rádio por ter fundado a Rádio Aparecida.

A importância do Padre Victor Coelho vai além. A ele são atribuídos alguns milagres e, por isso, está com um processo de beatificação em andamento.

Igreja de São Benedito 

Ainda na parte alta da cidade, um dos pontos mais visitados é a Igreja de São Benedito. 

Construída em 1918, ela é local de um dos mais tradicionais festejos religiosos de São Paulo. A Festa de São Benedito atrai muitos participantes.

Outra particularidade da Igreja de São Benedito são as imagens de anjos. Elas foram esculpidas por Chico Santeiro, um artista local.

Museu José Luís Pasin 

O Museu José Luís Pasin foi inaugurado em 2008 e tem como função mostrar ao visitante a história da cidade de Aparecida, seu povo e sua cultura.

Ele está localizado na estação ferroviária.

Passarela da Fé 

Local muito realizado como ponto de pagamento de promessas. Isso porque a Passarela da Fé liga a Matriz Basílica e o Santuário Nacional.
O que fazer em Aparecida
São 392 metros de comprimento por 5,8 metros de largura. A altura da Passarela da Fé varia de 18 a 35 metros. Foi projetada por Roberto Carlos Niemeyer.

Inaugurada em 1971, possui o formato de “S”. A intenção é representar a curva do Rio Paraíba do Sul onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora. 

Santuário Nacional de Aparecida

Maior Santuário Mariano do mundo. Recebe, anualmente, mais de 13 milhões de visitantes. 
O que fazer em Aparecida
O Santuário Nacional de Aparecida guarda a imagem de Nossa Senhora Aparecida e oferece muitas atividades. Entre elas:


Sala das Promessas

Localizada no subsolo do Santuário, é um dos locais mais visitados pelos romeiros. 
O que fazer em Aparecida
Medalhas encontradas na Sala das Promessas


Museu Nossa Senhora Aparecida

O Museu está localizado na Torre Brasília e possui um vasto acervo histórico e devocional. 
O que fazer em Aparecida
Foto de Thiago Leon




Para saber mais sobre o Museu Nossa Senhora Aparecida e o Mirante da Torre, confira o post:


Mirante da Torre

Também localizado na Torre Brasília. Ele possibilita avistar as cidades de Guaratinguetá, Potim, Roseira, Pindamonhangaba e Aparecida, além do Rio Paraíba.
O que fazer em Aparecida
Um dos ângulos visto do Mirante da Torre


Cúpula da Basílica

A cúpula é revestida com pastilhas de porcelana banhadas em ouro. É uma visão espetacular!
O que fazer em Aparecida
Uma parte da Cúpula da Basílica
Para saber mais sobre a Cúpula da Basílica, confira o post:


Presépio Permanente 

Ao lado do estacionamento do Santuário Nacional, o Presépio Permanente exibe fatos históricos religiosos do nascimento de Jesus Cristo e outras representações.
O que fazer em Aparecida
Uma parte do Presépio Permanente. Foto de Thiago Leon

Centro de Apoio ao Romeiro

Um verdadeiro shopping de Aparecida. São 380 lojas onde podem ser comprados todos os tipos de lembranças. Há uma grande praça de alimentação no local.
O que fazer em Aparecida
O Centro de Apoio ao Romeiro fica na área do Santuário Nacional e foi pensado para oferecer comodidade e acolhimento aos romeiros.
O que fazer em Aparecida
Centro de Apoio ao Romeiro com o Centro de Eventos ao fundo

Aquário de Aparecida 

Localizado no Centro de Apoio ao Romeiro, o Aquário de Aparecida possui diversos tanques com variadas espécies.
O que fazer em Aparecida
Possui espécies de água doce e de água salgada. E, inclusive, oferece atrações sensoriais aos visitantes (como, por exemplo, a possibilidade de tocar em tubarões).

Centro de Eventos

O Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida tem a capacidade de abrigar eventos culturais e esportivos. A quadra é poliesportiva e há diversas salas de convenções.
O que fazer em Aparecida


Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida

Também localizado no estacionamento do Santuário Nacional, ele é um misto de cinema e de museu. O primeiro é em 3D e o museu é de cera. 
O que fazer em Aparecida
Dessa forma, o visitante pode vivenciar de perto os milagres de Nossa Senhora Aparecida.
O que fazer em Aparecida

Para saber mais sobre o Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida, confira o post:


Que tal um tour pelo Santuário Nacional com Guia de Turismo e ainda conhecer as atrações do Memorial da Devoção?

Feira Aparecida

Realizada de sexta-feira a domingo, fica em frente ao Santuário Nacional.

A Feira Aparecida reúne produtos variados. Isso inclui roupas, lembranças da cidade, brinquedos, artigos religiosos e eletrônicos. 

Cidade do Romeiro

A 700 metros do Santuário Nacional está a Cidade do Romeiro.
O que fazer em Aparecida
Cidade do Romeiro com o Hotel Rainha do Brasil ao fundo
Ela foi idealizada para receber religiosos e peregrinos para retiros e convenções empresariais. O Hotel Rainha do Brasil está nas suas dependências também.  


Para ver como foi a experiência no Hotel Rainha do Brasil, confira o post:

O Caminho do Rosário parte da Cidade do Romeiro e chega ao Porto Itaguaçu, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada.

Mirante das Pedras

Quem vai ao Porto Itaguaçu tem a possibilidade de parar no Mirante das Pedras. Lá há uma imagem da Padroeira do Brasil com 1,80 metros de altura.

Por estar em uma parte mais alta, possibilita ao visitante uma visão da Serra da Mantiqueira e também da Várzea do Rio Paraíba do Sul.

Porto Itaguaçu 

O Porto Itaguaçu é o lugar onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 no Rio Paraíba do Sul.
O que fazer em Aparecida
Itaguaçu significa Pedra Grande em Tupi-Guarani. 

Para quem gosta, há um passeio de balsa por uma parte do Rio Paraíba do Sul. Ele é realizado pela empresa Rio Santo Turismo com duração de 17 a 20 minutos. 

A balsa comporta até 60 pessoas sentadas. Ela vai até um local onde é possível ver o Santuário. 

Não tive a oportunidade de ir, mas na minha próxima visita (em janeiro), farei e conto como foi a experiência.

Igreja de São Geraldo 

Na entrada do Porto Itaguaçu está um pequeno templo construído em 1926. Atualmente, é a Igreja de São Geraldo, mas durante alguns anos abrigou a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Seminário Bom Jesus

O Seminário Bom Jesus foi construído em 1895 para ser um grande centro de formação religiosa. Atualmente, abriga o seminário de formação dos seminaristas arquidiocesanos e a Cúria Metropolitana. O Seminário Bom Jesus foi transformado em pousada, tendo recebido a visita de três Papas: João Paulo II (1980), Bento XVI (2007) e Francisco (2013).

Uma outra visita importante foi a de Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus em 1923 e em 1934. Madre Paulina é a primeira santa brasileira.

Ele está aberto à visitação às segundas, quartas, quintas e sextas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Na terça-feira, o local passa por manutenção. Aos sábados, domingos e feriados, a visitação acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Seminário Santo Afonso (CERESP)

O Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP) promove encontros, cursos e palestras para formação espiritual e cultural.

Morro do Cruzeiro 

Um ponto alto que permite uma ótima vista da cidade e da região... O Morro do Cruzeiro pode ser acessado a pé ou através dos bondinhos que passam sobre a Via Dutra.
O que fazer em Aparecida
Estação do Santuário do Bondinho que leva até o Morro do Cruzeiro
Também é um ponto de peregrinação, pois lá há a Via Sacra, um caminho de 900 metros com as estações da Via Sacra. Em cada uma delas há esculturas que são obras são do artista Adélio Sarro. 
O que fazer em Aparecida
Inclusive, todas as sextas-feiras da Quaresma os fiéis acompanham a Via Sacra no Morro do Cruzeiro.
O que fazer em Aparecida
Parte da Via Sacra

Para saber mais sobre o Morro do Cruzeiro, confira o post:


Compre aqui os seus ingressos para


Viu como tem bastante coisa para se fazer em Aparecida? Por isso que indico que a pessoa fique hospedada na cidade. Assim, ela pode conhecer tudo com calma e aproveitar mais a visita a Aparecida. Eu fiquei hospedada no Hotel Rainha do Brasil.



Gostou das opções do que fazer em Aparecida? Conte aqui nos comentários... Amanhã, estaremos de volta aqui para falarmos sobre a Matriz Basílica!


Então, até amanhã!

Um super beijo,

Carolina


Estive em Aparecida durante uma Press Trip a convite do Santuário Nacional. Mesmo sendo uma cortesia, tudo o que for retratado aqui expressa a minha opinião real sobre as atrações.

Compre seus passeios por Aparecida e seus ingressos aqui no Viajar correndo


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search