16 abril 2019

Fazenda Ponte Alta, uma volta ao tempo dos Barões do Café

Olááá! Tudo bem? Barra do Piraí possui uma atração que nos leva de volta ao tempo dos Barões do Café: a Fazenda Ponte Alta e o Sarau do Gegê. Vamos ver como é isso?

A Fazenda Ponte Alta é uma pousada localizada a 120 km do Rio de Janeiro. No entanto, você não precisa estar hospedado nela para conhecer tudo o que ela oferece.
Fazenda Ponte Alta Barra do Piraí

Um pouco de história da Fazenda Ponte Alta

Em 1830, o futuro Barão de Mambucaba saiu de Angra dos Reis com aproximadamente 800 escravos. O destino era o Vale do Paraíba. O objetivo? Tomar posse das sesmarias onde seria construída a Fazenda Ponte Alta, a sua fazenda cafeeira.

O auge do café aconteceu por volta de 1850. Tanto que o Vale do Paraíba passou a ser conhecido como a capital internacional do café. 

Acontece que os produtores de café não plantaram de maneira correta. Em vez de usarem as curvas de nível, eles plantavam em fileiras. Isso gerou erosão.

Além disso, como a produção era intensa ocorria a perda de nutrientes. Com isso, o solo ficava esgotado.
O que fazer?
Desmatar novas regiões e plantar do mesmo jeito.
O que aconteceu?
Os barões e seus descendentes viram acontecer o que mais temiam: a derrocada do café, a abolição escravagista e o advento da República um ano depois.

Dessa forma, no final do século XIX, a Fazenda Ponte Alta, assim como tantas outras fazendas cafeeiras, encontrava-se hipotecada pelo Banco do Brasil.
Fazenda Ponte Alta Barra do Piraí
Imagem de Gabriel Marques, disponível no site da Fazenda Ponte Alta 
Dando um salto para meados do século XX, Getúlio Vargas passou a frequentar a Fazenda Ponte Alta.

Em 1960, a fazenda é vendida a Nellie Pascoli. Depois de um grande período de abandono, sua neta, Evelyn Pascoli, começou a resgatar a história da Fazenda Ponte Alta e idealizou um Sarau Histórico em 1999.

Com a venda da Fazenda Ponte Alta em 2008 para o empresário Jair Ferreira, mais um sarau foi introduzido na programação: o Sarau Gegê na Ponte Alta.

Não tive a oportunidade de conhecer o Sarau Histórico, mas o Gegê na Ponte Alta sim. E é sobre ele que falaremos agora...

Sarau Gegê na Ponte Alta

Getúlio Vargas foi visitante assíduo da Fazenda Ponte Alta por ser amigo dos proprietários. Tanto que comemorou os seus últimos cinco aniversários na fazenda.

O Sarau do Gegê apresenta a década de 1950 utilizando grandes sucessos dos cantores e cantoras que embalaram os dois períodos de Getúlio no poder.

E como o rádio era o veículo de comunicação mais importante daquela época, o Sarau do Gegê simula um programa de rádio até a década de 1950.

Então são apresentados comerciais e músicas da época da era do rádio.
Fazenda Ponte Alta Barra do Piraí
É um evento muito interessante e de bastante aprendizado. O visitante recebe um livrinho onde tem todas as letras de músicas e pode participar ativamente do sarau.

A duração desse sarau é de 1h20, aproximadamente...

Algumas curiosidades sobre a Fazenda Ponte Alta

Atualmente, a Fazenda Ponte Alta é o único exemplar de fazenda com o quadrilátero funcional completo.

Mas, o que seria o quadrilátero funcional?

As fazendas de antigamente eram estruturadas com uma casa grande (casa do Barão) no alto para vigiar o trabalho. As outras construções ficavam no entorno e formavam um quadrado (quadrilátero). O centro vazio era usado como terreiro para secagem do café.
Fazenda Ponte Alta Barra do Piraí
Essa foto mostra o quadrilátero perfeitamente. Imagem de Cláudia, disponível no site da Fazenda Ponte Alta 
O terreiro da Fazenda Ponte Alta tinha uma leve inclinação para escoar a água da chuva. 

A enfermaria dos escravos foi uma novidade para a época. Tudo por conta da Lei Eusébio de Queirós que proibia o tráfico de escravos pelo Atlântico. Já que não dava para renovar a “frota” de escravos, era preciso cuidar da “mercadoria”. 

A casa do Barão possui fachada neocolonial mexicana, sendo que essa não era fachada original. Hoje em dia, é lá que estão os quartos da Pousada Fazenda Ponte Alta.

Informações importantes sobre a Fazenda Ponte Alta

Endereço: Avenida Silas Pereira da Mota, 880. Parque Santana. Barra do Piraí.

Contato: (24) 99271-2627 (por Whatsapp).

Gostou da Fazenda Ponte Alta e quer se hospedar lá? Faça sua busca aqui e reserve através do Booking. Você não paga a mais por isso e ainda ajuda o Viajar correndo a receber uma comissão! É só clicar no banner abaixo. Obrigada!


Espero que tenha gostado!
Até amanhã!

Super beijo,

Carolina Belo
Aqui

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search