20 novembro 2019

Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos, um passeio de tirar o fôlego

Olááá! Tudo bem? Apesar de muita gente chamar o objeto do post de hoje de Parque Penhasco Dois Irmãos ou de Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, seu nome correto é Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos. Além de saber o porquê da confusão dos nomes, vamos conhecer um pouco sobre ele... Então, let’s go...
Parque do Penhasco Dois Irmãos
De um dos mirantes dá para ver o Mirante do Leblon
Essa confusão com os nomes surgiu porque, quando criado, em 21 de dezembro de 1992, ele foi denominado Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos

Após o advento de algumas leis e decretos, a partir de 2003, passou a ser chamado de Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos – Arquiteto Sérgio Bernardes (para ser mais preciso ainda). 

No entanto, algumas pessoas usam o nome antigo ou, ainda, usam uma forma reduzida do nome oficial. Então, não se assuste ao encontrar essas possibilidades todas...
Parque do Penhasco Dois Irmãos
Morro Dois Irmãos ao fundo...
Explicado o drama dos nomes, vamos conhecê-lo...

Com área de, aproximadamente, 39 hectares, o Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos é gerenciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e tem como objetivos principais a preservação e conservação do meio ambiente. 
Parque do Penhasco Dois Irmãos
Ele oferece atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.
Penhasco Dois Irmãos
Aqui

Os mirantes do Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos

O Parque Penhasco Dois Irmãos possui quatro mirantes, cada um oferecendo uma vista diferenciada de pontos importantes da cidade.
Mirante do Penhasco Dois Irmãos
Os dois primeiros ficam bem na entrada do parque. O primeiro chama-se Mirante Sétimo Céu. De lá, é possível visualizar as praias do Leblon e de Ipanema, o Morro do Corcovado e o Cristo Redentor.
Mirante do Penhasco Dois Irmãos
Para o acesso ao segundo mirante é necessário descer alguns lances de escada. 
Mirante do Penhasco Dois Irmãos
Nesse segundo mirante, é possível ver as mesmas praias citadas acima e também as Ilhas Cagarras e uma parte da comunidade do Vidigal.

É aqui que está o monumento em homenagem às vítimas do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009.
Monumento Vítimas Air France 2009
Um dos monumentos às vítimas do AF 447 da Air France
Subindo novamente e seguindo pela Rua Ariperana, chega-se aos terceiro e quarto mirantes.
Como chegar ao Parque Penhasco Dois Irmãos
O terceiro mirante está naquela primeira "voltinha" e o quarto mirante do Penhasco Dois Irmãos na segunda "voltinha"

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Continuação da Rua Ariperana

Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Se você estiver de carro, é só subir com ele, pois em cada mirante há um pequeno estacionamento. No entanto, também dá para ir a pé, o que leva, aproximadamente, 15 minutos (apreciando paisagem). E você ainda passa por um anfiteatro no caminho.
Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
O terceiro mirante fica próximo à sede do parque. Ali você encontra banheiros e bebedouros. É próximo a essa área que há o campo de futebol e o playground para as crianças.
Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Escultura de Oscar Niemeyer no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Ali também está o bicicletário, ou seja, se você quiser subir de bike, tem onde deixá-la.
Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Além disso tudo, também há um lindo lago. E você pode ter a sorte de ir em um dia que as ninfeias estão florescendo...

Para chegar ao quarto mirante é só subir a escadaria que está próxima à sede do parque. 
Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Ali  a paisagem é muito mais aberta e você pode apreciar uma vista incrível da Lagoa Rodrigo de Freitas, do corcovado com o Cristo Redentor e das praias. Tudo ao mesmo tempo!
Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos
“Chegamos ao quarto mirante. Acabou?”
Nãooooo pense que acabou... Do quarto mirante é possível fazer uma trilha conhecida como “Trilha da Janela do Céu” que leva ao sopé de um dos morros que compõe o complexo do Morro Dois Irmãos.
Trilha no Parque Penhasco Dois Irmãos
Importante! A trilha leva ao sopé do morro, mas não ao topo. O acesso ao topo do Morro Dois Irmãos não é feito por aqui! Fique atento.
Trilha no Parque Penhasco Dois Irmãos
Caso você não entre na trilha à direita, seguindo essa estrada, chega-se à comunidade do Vidigal.
A Trilha da Janela do céu é de nível leve. São 1,2 km de extensão para chegar ao pé do Morro Irmão Menor, um dos morros componentes do Dois Irmãos.

Eu não fiz a trilha em nenhum dos momentos em que fui ao parque. Inclusive, na última visita, fui informada de que seria melhor evitar. Então, antes de entrar, pergunte ao guarda responsável pelo parque antes.



Correndo no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos é um local excelente para treino, principalmente se envolver subidas. Aliás, já treinei tiros em subidas ali com a equipe e foi muito válido.
Corrida no Parque Penhasco Dois Irmãos
Percorrendo o caminho completo, desde o início da Rua Ariperana até o seu final, já dentro do Parque Penhasco Dois Irmãos, são dois quilômetros, com uma elevação de altimetria de aproximadamente 146 metros.

E se você tiver que sair do treino direto para o trabalho (ou para outro compromisso), há chuveiros no parque, o que facilita muito a vida do corredor.

Curiosidades do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

Em 2011, o parque se tornou autossuficiente ao receber painéis de captação de energia solar. Além disso, foi instalado um banco de baterias especiais capaz de manter a energia por três dias.
Mirante Morro Dois Irmãos
Durante os séculos XVI e XVII, as terras situadas no entorno do penhasco Dois Irmãos foram desmatadas para formação de pastos e lavouras e, posteriormente, foram destinadas ao plantio da cana. 

Somente no final da década de 1930 essa região foi parcelada para fins urbanos (Alto Leblon), sendo feitas doações ao município das áreas de encostas localizadas no sopé do penhasco.

A criação do Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos aconteceu em 1992 englobando apenas os lotes municipais, apesar de área de entorno ser de interesse para a preservação (mas eram particulares). 

Em 1994, uma polêmica em relação ao uso de uma dessas terras para construção de um hotel e de edifícios intensificou as negociações entre a prefeitura e o proprietário para a transferência da área para o município a fim de ser integrado ao Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos. Com isso, o parque aumentou a sua área.
Mirante Morro Dois Irmãos

Como chegar ao Parque Penhasco Dois Irmãos 

Muitas linhas de ônibus deixam você próximo à Rua Ariperana, local onde começa a subida para o Parque Penhasco Dois Irmãos.

Caso você opte por ir de metrô, a estação mais próxima é a Antero de Quental. São quase 900 metros de caminhada até a entrada da Rua Ariperana.
Como chegar ao Parque Penhasco Dois Irmãos
Chegou à Rua Ariperana, é só subir mais 570 metros até a entrada do Parque Penhasco Dois Irmãos.

Como chegar ao Parque Penhasco Dois Irmãos


Informações importantes sobre o Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
Endereço: Acesso pela Rua Aperana – Leblon.

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

Valor: Gratuito. 

O acesso aos quatro mirantes pode ser percorrido de carro ou de moto.

Há estacionamento gratuito, banheiro e bebedouro.

Não há serviço de lanchonete.

Piqueniques podem ser realizados dentro das normas de uso do parque.
Como chegar ao Parque Penhasco Dois Irmãos
E aí? Já conhecia o Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos? O que achou dele? Conte aqui nos comentários. Vou adorar continuar essa conversa!
Até domingo!

Um super beijo,

Carolina
Veio para o Rio e quer fazer passeios legais para conhecer a cidade? Então, confira:

Precisa de hotel no Rio de Janeiro? Pesquise e reserve usando o nosso parceiro




Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search