24 maio 2020

Aplicativo para manter o foco... Quer um? Então, conheça o Forest

Olááá! Tudo bem? Ainda na vibe do crescimento pessoal, hoje trago uma sugestão de aplicativo para manter o foco. Mas não é um simples timer como vários por aí... O Forest, como o nome já diz, ajuda a manter o foco e também a natureza. Vem conferir...

Com o slogan “Stay focused, be present”, ou seja, “Mantenha-se focado, esteja presente”, o aplicativo Forest ajuda as pessoas a manterem o foco no seu dia-a-dia.
Aplicativo para manter o foco
Isso possibilita o aumento da produtividade e também da presença em diversas situações reais da vida como leitura, família, encontros, reuniões... 

Afinal, com certeza, você já reparou quanto tempo a gente gasta olhando o celular e se distraindo na rede, não é? Quanto tempo, muitas vezes, perdido, certo?




Esta é a ideia do app: fazer com que as pessoas possam viver mais o mundo real e deixar o “mundo paralelo” para momentos de extrema necessidade.

E ele faz isso usando a proposta da gamificação, de uma maneira interessante. Não é só não usar o telefone pura e simplesmente... 

Como funciona o Forest?

Você tem uma missão que é plantar árvores virtuais e ganhar moedas. Estas podem ser usadas para ajudar a plantar árvores reais em cinco países da África (Camarões, Quênia, Senegal, Tanzânia e Uganda).

Para plantar uma árvore virtual é preciso definir um tempo em um cronômetro no aplicativo. O mínimo de tempo disponibilizado é de 10 minutos e o máximo é de 120 minutos. 
App para manter o foco nos estudos
Durante o tempo escolhido, as plantas virtuais irão crescer. Elas vão adquirindo determinados tamanhos de acordo com o tempo. Com 10 minutos, ela cresce, mas com 120, ela irá ficar muito mais frondosa.

Como as árvores só podem crescer se o aplicativo permanecer aberto, você precisará deixar de mexer em seu celular se quiser que sua floresta virtual cresça.

Você seleciona a planta que deseja e é só clicar em “Plantar”. Se por qualquer motivo você precisar mexer no seu telefone, uma pergunta irá surgir:
“Tem certeza de que deseja desistir? Sua linda e pequena árvore morrerá.”
Depois de ler isso, se o assunto não for importante, é claro que você vai deixar o telefone de lado e voltar a se concentrar em outras coisas, he he he...

Se você não conseguiu evitar e precisou usar o celular, uma árvore morta aparecerá na sua floresta virtual para servir como lembrete de que você desistiu. 
Aplicativo para manter o foco
Minha floresta do mês... Sem nenhuma árvore morta, ufa!
Isso deve gerar um trauma, né? Em mim gera um pavor só de pensar... Por isso, considero que o aplicativo é bem funcional mesmo. Eu fico extremamente preocupada para não deixar a árvore morrer, ha ha ha ha...




Além disso, sempre que você conseguir conquistar uma árvore plantada, você também ganha moedas. 

Caso consiga juntar valores entre 300 e 2000, poderá adquirir com elas itens que farão parte das suas conquistas.
Aplicativo para manter o foco

Isso é feito na loja do aplicativo.
App para manter o foco nos estudos

App para manter o foco nos estudos
Caso você desista, você contabilizará o tempo até o momento da desistência, mas não receberá nenhuma moeda por ele.

Ao usar a versão premium do aplicativo, é possível ativar o modo “Plantar Juntos”, que pode ser usado por equipes. Mas fique atento... 
Aplicativo para manter o foco
Se uma pessoa deixar sua árvore morrer, as árvores plantadas por outras pessoas vão morrer também. 

Prefiro ser individualista neste caso, he he he...

Para quem gosta de trabalhar ouvindo sons da natureza, o aplicativo também oferece sons diferentes (que também podem ser adquiridos com as moedas).

Eu gosto do silêncio mesmo. Então, nem ativei nada. E, assim, deixo as moedinhas para comprar espécies de plantas diferentes...

O aplicativo para manter o foco Forest também tem uma galeria de conquistas. No entanto, só disponível para usuários Premium.
Aplicativo para manter o foco
Para a minha plantação ou floresta, comecei com as opções gratuitas oferecidas (pinheiro e uma outra). 

Depois desbloqueei, gratuitamente, um coral. Fiquei de olho na lojinha porque tem muitas plantas legais... 
Aplicativo para manter o foco
As mais bonitas, ao meu ver, são as mais caras... Poxaaaa...
Mas me segurei para comprar um girassol, minha flor preferida. Minha meta esta semana é fazer uma floresta de girassóis.
Aplicativo para manter o foco
Começando a minha plantação de girassóis
E nem só de árvores virtuais vive o Forest... Árvores reais também podem ser plantadas... 

Por conta de uma parceria entre o aplicativo e uma organização sem fins lucrativos chamada Trees for the Future, cada vez que um usuário gasta 2.500 moedas virtuais em uma árvore real, o Forest doa dinheiro real para essa organização. 
Aplicativo para manter o foco
Esse dinheiro real é usado para plantar uma árvore na África.




Devido à restrição orçamentária, o número de árvores reais que cada usuário pode plantar no momento, através do aplicativo, é limitado a cinco. 

Após usar o Forest por apenas alguns dias, senti que fiquei muito mais focada. Pode ser um trabalho psicológico, mas só em pensar em ter árvores mortas na minha plantação já me fez ter a maior atenção na dedicação às tarefas.
Aplicativo para manter o foco
Possibilidades de compra na lojinha do Forest
E isso me levou a uma outra reflexão... Eu não preciso de tantas tranqueiras no celular e muito menos de tantos grupos. Não senti falta deles...

Então, mesmo esse não sendo o foco do Forest, ele acabou me levando a reduzir o excesso de informações, de mensagens e de números de grupos. 

E tenho usado não apenas durante o trabalho, mas também na hora das refeições, na hora dos estudos, na hora da leitura e até na hora de dormir (ativo o aplicativo de foco uma hora antes de deitar e isso reduz o estímulo no meu cérebro)... 

Caso queira ver o aplicativo em funcionamento, confira o vídeo abaixo:

Inscreva-se no Canal Viajar correndo para não perder as novidades...

Adorei o aplicativo para manter o foco e, por isso, vim compartilhar aqui com você. Já conhecia o Forest? Usa aplicativos para manter o foco? Conte aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa...

Ah, o Forest está disponível para smartphones com Android, iOS e Windows Phone.

Então, fico por aqui!
Até a próxima.

Super beijo,

Carolina
Quer fazer parte da nossa lista VIP? Então, preencha o formulário abaixo...

Cadastre-se e receba as melhores dicas de viagem e/ou corrida

* campos de preenchimento obrigatório
/ ( dd / mm )
Você deseja receber promoções e novidades sobre:






Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search