04 novembro 2020

Documentos para Viagem: Quais documentos levar para uma viagem nacional ou internacional?

Olááá! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre documentos para viagem. O tema inclui viagens nacionais de ônibus e de avião e viagens internacionais. Afinal, quem nunca ficou na dúvida sobre o que é preciso levar? E isso pode ser determinante para a viagem, principalmente, se for uma viagem internacional e a pessoa ficar barrada na imigração, não é?

Como disse, uma das principais dúvidas enquanto estamos planejando uma viagem é justamente sobre quais documentos levar. 
que documentos levar para viagem

Se você prefere ouvir, confira o podcast do Viajar correndo Documentos para Viagem: documentos importantes para viagens nacionais e internacionais.

Primeiro, devemos ter em mente qual o tipo de viagem faremos... É uma viagem nacional? É uma viagem internacional? Porque cada viagem tem suas particularidades e necessidades. 


Documentos para viagem nacional

Para uma viagem nacional é imprescindível levar:

1. a Carteira de Identidade Nacional (o famoso RG);

E também é aconselhável portar:

2. o Cartão Nacional de Saúde (o cartão do SUS para quem tem cadastro) ou cartão do plano de saúde (ou o documento do seguro viagem para aqueles que não possuem plano de saúde com cobertura nacional);

3. a Carteira de Vacinação também pode ser importante, principalmente, para alguns estados do Brasil.

Vamos ver cada um deles detalhadamente:

Carteira de identidade nacional

Esse aqui não há dúvidas de que é obrigatório até no dia a dia. É muito importante andar com RG, ou algum documento oficial com foto, para qualquer situação que você precise se identificar, seja para voos, ônibus ou, caso aconteça alguma coisa, como uma emergência médica.

Posso levar outro documento que substitua a Carteira de identidade nacional? 
Até pode. São aceitas para embarque as carteiras funcionais com foto (como OAB, CRM, CREA e outras). Também são aceitas ainda as versões eletrônicas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) e do Título de Eleitor, desde que possua foto para aqueles que já realizaram a biometria perante o Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado.

Importante frisar que a carteira de estudante, mesmo tendo foto, não vale para o embarque, ok?

Cartão Nacional de Saúde ou cartão do plano de saúde ou seguro viagem

Em qualquer viagem é importante estar prevenido caso algum acidente ou doença apareçam para atrapalhar os planos.

Por isso, é importante ter algum recurso que facilite o atendimento. Isso inclui o Cartão Nacional de Saúde (conhecido como o Cartão SUS) ou a carteirinha do plano de saúde.

Caso você não tenha o Cartão Nacional de Saúde ou um plano de saúde com abrangência nacional, você pode contratar um seguro para o período da sua viagem. Existem diferentes tipos e eles não são tão caros quanto parecem ser.

Alguém vai exigir o Cartão Nacional de Saúde ou cartão do plano de saúde? 
Não. Em uma viagem nacional ninguém vai te parar para que você mostre esses documentos. No entanto, em qualquer viagem é importante estar prevenido caso algum acidente ou doença venham a atrapalhar os planos.

Carteira de Vacinação

Em alguns destinos nacionais algumas vacinas são muito importantes e, às vezes, obrigatória. Por isso, é sempre importante estar com a carteira nacional de vacinação em dia. 

Mas, por que levar a carteira de vacinação se estou viajando pelo Brasil mesmo? 
Em alguns destinos nacionais, algumas vacinas são, às vezes, obrigatórias. Por isso, é sempre importante estar com a carteira nacional de vacinação em dia.

A principal vacina exigida é a de febre amarela. É muito importante que quem vai ficar em áreas de risco dessa doença esteja vacinado. 

E essa é uma das principais vacinas exigidas em viagens internacionais também, mas isso a gente fala depois... 


Algumas perguntas relevantes sobre documentos para viagem nacional:
  • Todo mundo precisa sempre dos mesmos documentos para embarcar?
Em algumas rotas e em determinadas circunstâncias, os passageiros são obrigados a terem documentos adicionais adequados, que devem ser mostrados para obter a autorização para embarcar no avião. 

Isso inclui viagens com animais, gestantes, pessoas que precisam portar armas e crianças acompanhadas. 

Falando de crianças, 

  • Qual a documentação exigida para menores de 18 anos em uma viagem nacional?
Para voos nacionais, se o menor até 16 anos for viajar com os pais ou parentes até terceiro grau, é necessária a apresentação de RG ou Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada.

Além disso, é preciso apresentar também os documentos dos responsáveis comprovando parentesco ou autorização dos pais em duas vias autenticadas, expressando o período da viagem.

Caso os menores até 16 anos estejam desacompanhados ou acompanhados de pessoa maior de 18 anos autorizada pelos responsáveis é necessária além do RG ou Certidão de Nascimento, a autorização de viagem.

Essa pode ser uma autorização judicial ou autorização extrajudicial por escrito feita pelo pai, mãe ou responsável com firma reconhecida em cartório.

Passou de 16 anos? Viagem somente com documento de identificação civil com foto (como RG ou passaporte).

Documentos para viagem internacional

Para uma viagem internacional, as exigências são outras. Para começar, normalmente, o passaporte. 

Mas também não deixe de verificar se o país de destino exige algum tipo de visto, de seguro viagem e de vacinação. 

E alguns ainda pedem para comprovar o local de hospedagem e a quantidade de dinheiro que você está levando.

Vamos falar sobre esses documentos e essas exigências:

Passaporte

É o documento de identificação internacional oficial e obrigatório para uma viagem fora do país.

Vou viajar pelos países do Mercosul. Preciso de passaporte? 
O passaporte é o documento de identificação internacional oficial e obrigatório para uma viagem fora do país. No entanto, para os países membros do Mercosul ou que tem acordo de viagem com o Brasil, o passaporte não é exigido. Você pode viajar somente com o RG.

Um ponto importante é que a Carteira de Motorista não é aceita para voos fora do Brasil.

Lembrando que para menores de 18 anos, a Certidão de Nascimento não é aceita.

  • E qual a documentação exigida para menores de 18 anos em uma viagem internacional?
No caso de viagens internacionais, crianças e adolescentes devem apresentar o passaporte como um documento obrigatório para viagem internacional, além de autorização expressa dos pais ou responsáveis para algumas situações.

Em caso de viagem com apenas um dos pais ou com parentes, é exigida uma autorização assinada e autenticada em cartório dos pais faltantes, em duas vias.

Mesmo não precisando, eu prefiro sempre levar o passaporte. Além de me sentir mais segura, ainda garanto mais carimbos. E quem viaja sempre gosta de ter carimbos no passaporte, né?

Ah, e importante... Não deixe para fazer seu passaporte na última hora, pois é um processo um pouco demorado, pode haver pouca vaga ou acontecer uma greve. 

A dica que eu dou é que se houver mais de um posto de emissão na sua cidade, se uma data estiver muito distante para determinado posto, tente em outro. 


E trago um exemplo, como sempre... 

Eu estava tentando emitir um novo passaporte para uma viagem a Dubai para poder participar da Maratona de Dubai. Como eles exigiam um passaporte com validade mínima de 6 meses e eu não teria isso no período da viagem, fui emitir um novo. 

Queria o posto da Barra da Tijuca, mas as datas estavam incrivelmente longes. Achei para a semana seguinte no posto da Polícia Federal de Niterói. 

Era longe de casa? Sim, mas iria resolver meu problema. Então, fui. Você precisa decidir o que fica melhor para você.

Todas as informações sobre a emissão do passaporte estão no próprio site da Polícia Federal e eu vou deixar o link aqui caso você queira conferir: como tirar o passaporte.

Visto

Em alguns países é necessário apenas o passaporte para entrar, seja a lazer, congressos, reuniões ou cursos por até 90 dias. 

No entanto, outros países exigem um Visto, ou seja, um carimbo ou um certificado impresso, emitido pelas embaixadas, consulados ou autoridade de imigração de cada país. 
documentos para viagem
Existem diferentes tipos de vistos e são necessários alguns documentos para realizar uma análise e verificar qual tipo mais se encaixa com sua viagem.

Ainda sobre o visto, é importante observar se o país em que vai passar em escala exige o visto de trânsito. Outra questão é que, apesar de alguns países não exigirem visto para turistas, eles exigem para trabalho ou estudo e cada visto custa um valor.

No site do Ministério das Relações Exteriores há uma tabela com os vistos necessários para cidadãos brasileiros no exterior. Vou deixar o link para que você possa clicar e consultar facilmente: países que exigem visto para brasileeiros.

Mais um detalhe: o fato de você ter o visto de entrada (ou estar dispensado do visto) não dá direito à entrada automática no país. 

Quem vai decidir isso é a autoridade de imigração. Por isso, adote sempre tom respeitoso e evite cair em contradições nos contatos que porventura mantenha com as autoridades estrangeiras.

Seguro viagem

Outro documento que pode ser exigido em uma viagem é o seguro viagem.

O seguro de viagem é muito importante, primeiramente, para caso aconteça algo fora do esperado e você precise de atendimento médico. Convênios brasileiros não têm cobertura fora do Brasil.

Os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen exigem um seguro saúde com cobertura de gastos de no mínimo 30 mil euros.

A falta desse documento pode impedir a entrada da pessoa no país. Por isso, verifique sempre se há a obrigatoriedade dele.

Precisa de um seguro viagem? Confira na Seguros Promo e ainda receba 5% de desconto na finalização de seu pedido usando o cupom VIAJARCORRENDO5.

Certificado Internacional de Vacinação

Também tenha em mãos o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). 

São vários os países que exigem o CIPV e ele é uma possível maneira de barrar a sua entrada no país caso você não tenha levado. Então, fique MUITO atento, fique MUITO atenta.

Esse certificado é um documento que comprova internacionalmente a vacinação contra doenças que foram definidas pelo Regulamento Sanitário Internacional. 

Para a emissão do Certificado é preciso tomar a vacina exigida, fazer o pré-cadastro no site da Anvisa e levar o comprovante nacional de vacinação em um posto de emissão da Anvisa. 

Em determinadas localidades, esse procedimento pode ser feito completamente online e a pessoa imprime o certificado de casa mesmo.

Como a lista de países é muito grande, não vou ficar aqui igual a uma ladainha falando cada um deles. 

No entanto, vou deixar o link da Anvisa e lá você poderá encontrar a listagem atualizada e se certificar se o seu destino tem essa exigência: Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação na Anvisa.


Comprovante de Hospedagem

Outro documento que você não deve deixar de lado é o comprovante de hospedagem.

É comum que, ao passar pelos agentes de imigração, peçam algum comprovante de hospedagem, por isso não esqueça nunca de levar o seu. 

Pode acontecer de o agente apenas perguntar, porém outros pedem algum tipo de comprovação.

Isso inclui comprovante de reserva de hotel ou cartas convites de familiares ou amigos que vivem no local para onde está indo.

Importante: leve tais comprovantes impressos, pois pode acontecer de não ser permitido o uso de eletrônicos no local ou a internet não estar funcionando e você ficar impossibilitado de comprovar. Você não vai querer ser barrado pela falta de uma cópia impressa, né? 

E se o problema for o gasto de tinta ou de papel, quando voltar, use o verso do papel como rascunho e está tudo certo!

Documentos adicionais para uma viagem internacional...

Já que falamos em comprovante, um documento que não é obrigatório, mas é bom ter consigo são as faturas do cartão de crédito que você está levando.

Lá é possível conferir o limite do cartão e o agente pode ver que você tem como se manter no local durante o período da sua viagem.

É bom ter as faturas por perto, pois ao chegar ao país, pode ser necessário indicar se você possui recursos suficientes para o período de permanência.

Se você pretende dirigir no país de destino, talvez você precise de uma Permissão Internacional para Dirigir (PID). Em alguns países, por conta dos acordos internacionais, é possível dirigir tranquilamente apenas com sua CNH. No entanto, há outros que exigem a PID.

Esse documento deve ser solicitado ao Detran da sua cidade. Ele é apenas uma autorização, ok? Você precisa estar portando também a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

E, por fim, mas não menos importante... 

Se você faz uso de remédios controlados e precisa transportá-los, leve uma carta completa de seu médico, em inglês, explicando qual é o motivo da sua medicação, o código da doença (CID) e a bula do remédio. 

Um problema que ninguém quer vivenciar, mas que pode acontecer é a perda de documentos.

Perdi meus documentos. E agora? Como faço para viajar?

Caso aconteça a perda ou o roubo da identidade ou do passaporte perto da data de viagem, a primeira providência a ser tomada é procurar uma delegacia e fazer um registro de ocorrência (R.O.). 

Se você já estiver viajando no exterior, aí é procurar a delegacia local e fazer um registro equivalente. 

Para passageiros maiores de 18 anos, é possível embarcar em voos domésticos com o R.O. Recomenda-se que ele tenha sido emitido há menos de 60 dias da data da viagem.

Em caso de viagem internacional, se a data do embarque estiver muito próxima, é possível solicitar um passaporte emergencial tanto na Polícia Federal, no Brasil, como nos consulados, no exterior. Para isso, apresente o R.O. e a passagem comprovando a data da viagem.



Bom, depois de vermos os documentos necessários para uma viagem e esclarecermos algumas dúvidas comuns de viajantes, deixo três dicas. 

A primeira é para colocar todos os documentos juntos em uma pasta. Isso super facilita o controle e a conferência e evita que esqueçamos alguma coisa importante.

E como eu gosto de exemplos práticos, a segunda dica vem com um deles. Na primeira vez que fui a Dubai havia a possibilidade de comprar o visto no aeroporto. E assim o fiz. Já na segunda, não havia essa possibilidade. Era preciso solicitar por e-mail, com antecedência. 

Imagine se eu não tivesse buscado a informação oficial e confiasse na primeira experiência? Com certeza, teria problemas. 

Então, lembre-se de que é muito importante que você se informe sobre toda a documentação necessária para sua viagem junto à companhia aérea, ANAC, bem como se o local de destino possui alguma exigência específica.

As informações se atualizam frequentemente e nesses locais você terá as informações oficiais e atuais para o momento de sua viagem.

A terceira dica é leve cópias dos seus documentos. Todos? Sim, todos. Mas por quê? Porque você pode precisar e não espere encontrar copiadoras com tanta facilidade. 

E, se possível, fotografe também todos os documentos. Leve consigo os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade, não hesite em contatá-los. 

Para saber mais sobre documentos de viagem importantes para viagens nacionais e internacionais, confira o vídeo:
Também confira o post Como fazer a destruição segura de documentos de viagem e de corridas. Ele fala sobre os cuidados que devemos ter com o descarte desses documentos.

E aí? Como você tem o costume de levar cópias de documentos de viagem? Ou então, de levar mais documentos do que é exigido? Conte aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa…

Até a próxima!

Um super beijo,

Carolina
 

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search