09 dezembro 2020

Corrida de Montanha, Corrida de Trilha e Cross Country... Qual a diferença entre elas?

Olááá! Tudo bem? Dia 11 de dezembro é o Dia Internacional da Montanha. Muitos corredores têm uma relação com ela. E como há muita confusão com os termos usados nas corridas que envolvem o mundo natural, este post busca responder ao título Corrida de Montanha, Corrida de Trilha e Cross Country... Qual a diferença entre elas? Vamos lá?

A popularidade dos esportes na natureza aumentou nos últimos anos. Os corredores participam de eventos que envolvem uma mistura de resistência, habilidades técnicas e tipos de terreno. 
diferença de trail run para corrida de montanha

Prefere ouvir a ler? Confira o podcast
Corrida de Montanha, Corrida de Trilha, Cross Country e o Dia Internacional da Montanha

E aí surgem as dúvidas quanto às nomenclaturas... Corrida de Montanha, Corrida de Trilha e Cross Country... Qual a diferença entre elas? Tem diferença?

Sim, tem diferença. Como todos esses tipos de corridas praticados no campo, fora do asfalto, muitas vezes, as pessoas confundem os termos e acabam empregando como se todos fossem sinônimos. Mas não é...
o que é corrida trail

Muitas pessoas, inclusive, chamam corrida de montanha de trail running. No entanto, o correto para esses termos seria:
  • Corrida de Montanha: Mountain Running;
  • Corrida de Trilha: Trail Running;
As corridas em todo o mundo são geridas por um organismo internacional chamado International Association of Athletics Federations (IAAF) (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

O que é Corrida de Montanha?

Cross Country

O Cross Country é a versão natural dos eventos de longa distância que acontecem na pista. 

São as corridas realizadas em terrenos não pavimentados, como grama, cascalho ou terra batida e, às vezes, trilhas cobertas. 

Os corredores de Cross Country se concentram em sua velocidade porque o percurso é altamente regulamentado e bem conservado.

Dependendo da distância da prova, os atletas normalmente correm uma certa quantidade de voltas. Essas voltas podem medir entre 1500 e 2000 metros. 

De acordo com a IAAF, no Campeonato Mundial de Cross Country da World Athletics, as distâncias são de:
  • 10 km nas categorias adulto masculino e feminino;
  • 8km na categoria juvenil masculino;
  • 6km nas categorias juvenil feminino e masculino sub-18;
  • 4km na categoria sub-18 feminino. 

As corridas de Cross Country podem ou não ter obstáculos naturais.

Embora seja quase impossível padronizar um percurso de Cross Country, todos eles são semelhantes de certa forma, pois vários detalhes e critérios são necessários para a configuração de um percurso de corrida. 

O Cross Country teve origem na Inglaterra por volta de 1870, com uma brincadeira chamada de caça ao coelho, jogo em que os participantes ou equipes tinham de fazer um percurso pelos campos, sem errar, marcado com papel deixado por uma equipe adversária. Por isso, alguns chamam também de caça ao papel. 

Ele foi um evento olímpico de 1912 a 1924. No entanto, aconteceu um problema organizacional. 

Como o esporte era praticado no outono e no inverno, seus atletas estavam acostumados a um tipo de condição climática. No entanto, o Cross Country foi colocado nos Jogos Olímpicos de Verão.

Após os Jogos Olímpicos de 1924, quase metade dos corredores passaram mal devido ao calor extremo, o que acabou retirando o Cross Country do programa olímpico. 

Atualmente, há uma movimentação para acrescentar o Cross Country nas Olimpíadas de Paris em 2024. No entanto, o Comitê Olímpico não está muito disposto a isso não...

Vamos ver como tudo se desenrola.

Explicado sobre Cross Country. Vamos à Corrida de Trilha ou Trail Running.
Como correr uma trail running?

Corrida de Trilha (Trail Running)


Trail Running, por outro lado, é um esporte de corrida que é mais popular com uma ampla gama de idades. 

Segundo a International Trail Running Association (ITRA), trail running é uma corrida em ambiente natural por caminhos, trilhas, montanhas, florestas, planícies, praias e até em locais cobertos por gelo e neve, com o mínimo possível de vias calçadas ou pavimentadas (que não devem exceder 20% do percurso). 
o que é corrida de trilha
As corridas de trilha não têm limites para ganho ou perda de distância ou altitude. As distâncias podem variar de 5 km a mais de 200 milhas.

Corrida de Montanha (Mountain Running)

Segundo a IAAF, corridas de montanha são aquelas realizadas fora do asfalto e que envolvem um número considerável de subidas ou subidas/descidas.

Para ser efetivamente uma corrida de montanha, o percurso deve ter no máximo 20% de superfície pavimentada e um mínimo de altimetria acumulada (soma de subidas e descidas, tendo como base o nível do mar, variando de acordo com a distância).

o que é corrida de montanha

As Corridas em Montanha são classificadas como:
  • Subida Clássica - “Classic Uphill”.
  • Subida e Descida Clássica - “Classic Up and Down”.
  • Vertical - “Vertical” (deve ter pelo menos 1.000 m de elevação vertical positiva e ser medida de maneira certificada com uma precisão de +/- 10 m).
  • Longa Distância - “Long Distance” (a distância da corrida não deve exceder 42,2 km e a natureza do percurso pode ser principalmente subida ou descida. A quantidade total de subida na corrida deve exceder 2.000 m).
  • Revezamentos - “Relays”: (o ganho de distância e elevação de cada etapa individual deve respeitar os parâmetros das categorias "Clássica").
Em todas as categorias, exceto a Vertical, a inclinação média deve estar entre 5% (ou 50 m por km) e 25% (ou 250 m por km). A inclinação média é de aproximadamente 10% a 15%. Estes limites não se aplicam à categoria Vertical, onde a inclinação não deve ser inferior a 25%.

Dentro da corrida de montanha, encontra-se a modalidade Skyrunning.

Ele é o tipo de competição de corrida de montanha onde se atinge ou ultrapassa os dois mil metros de altitude, que tenha inclinação além de 30% e que não exija escalada técnica acima do grau II (escala francesa). 

Regulada pela ISF (International Skyrunning Federation), pode ser:
  • Sky Race: Corridas entre 20 e 30 km em altitudes entre 2 mil e 4 mil metros acima do nível do mar.
  • Quilômetro Vertical: Competições com 1.000 metros de desnível positivo em terreno natural e cuja distância total não exceda cinco quilômetros.
  • Skymarathon: Provas entre 30 e 42 km (tolerância de 5%) com um mínimo de 2 mil metros de desnível positivo acumulado e menos de 15% do percurso em asfalto.
  • Ultra Skymarathon: Corridas com mais de 50 km e mais de 2.500 metros de desnível positivo acumulado.

Então, de acordo com o que vimos, Cross Country, corrida de trilha e corrida de montanha contrastam por causa de fatores como: distância e terreno. 
o que é cross country
Ainda podemos dizer que elas também diferem quanto a vestuário, a equipamentos e até treinamento e nutrição.
o que é corrida cross country
E também pudemos perceber que a grande maioria dos eventos fora do asfalto em nosso país se encaixa na definição trail running.
o que é corrida cross country

Por que dia 11 de dezembro é o Dia Internacional da Montanha?


O dia 11 de dezembro é considerado o Dia Internacional da Montanha. Ele foi criado em 2003 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para que pessoas e entidades realizem ações e planejem um futuro sustentável para as montanhas.

Não há um motivo direto para a escolha da data. Como a destruição e a degradação paisagística das montanhas têm aumentado, havia a necessidade de criar uma data para a conscientização.

O tema para o Dia Internacional da Montanha em 2020 é “A Biodiversidade da Montanha”.

As montanhas, por conta de sua topografia única, zonas climáticas comprimidas e isolamento, criaram as condições para um amplo espectro de formas de vida.

A biodiversidade abrange uma variedade de ecossistemas, espécies e recursos genéticos, e as montanhas têm muitas variedades endêmicas. 

A ONU aconselha a não ignorar a importância da preservação das montanhas, porque pode constituir um grave problema para a humanidade. Além de toda biodiversidade, é nas montanhas que estão as nascentes de água doce, uma fonte vital.

Depois desse momento curiosidade sobre o Dia Internacional da Montanha e da diferenciação entre corrida de montanha, corrida de trilha e Cross Country, termino este post...
corridas de trilha no brasil
E aí? Você já participou dos três tipos de corrida? Qual o seu preferido? Conte aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa!

Ouça o podcast Viajar correndo no YouTube também... Aproveite e se inscreva no canal...


Até a próxima. 

Um super beijo,

Carolina

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search