quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como chegar a Füssen a partir do aeroporto de Munique

Füssen

Füssen é uma cidade localizada na região da Bavaria a aproximadamente 160 quilômetros de Munique. Justamente, por essa relativa proximidade, muitas pessoas realizam um bate e volta de Munique para ver os castelos de Neuschwanstein e de Hohenschwangau. Isso pode ser feito de trem, de carro ou através de pacotes oferecidos por empresas.  Nós, como tínhamos a corrida, decidimos ficar por lá alguns dias. E isso fez com que a viagem fosse um porquinho diferente do que estávamos encontrando em blogs especializados. Vamos lá... 

Indo direto do Aeroporto de Munique

Como estávamos organizando a viagem por nossa conta, encontramos muitas dicas sobre como chegar a Füssen. No entanto, nenhuma delas indo direto do aeroporto de Munique para lá. Sendo assim, resolvi começar a falar de Füssen sob esse aspecto para depois falar da cidade em si e sobre suas atrações.

Chegamos ao aeroporto de Munique às 11 horas, pegamos nossas malas e fomos seguindo as placas que direcionavam para o trem suburbano (S bahn). Duas impressões: 

  1. o aeroporto de Munique é bem sinalizado nesse sentido; 
  2. a cidade de Munique é super bem servida de transporte eficiente. Para conhecer o aeroporto de Munique e ter acesso aos serviços oferecidos por ele e aos mapas, deem uma olhadinha no folder disponilizado por eles (e em Português).
Como estava em dúvida do procedimento para chegar a Füssen, decidimos comprar os tickets com agentes físicos em vez das máquinas automáticas. Isso porque todas as postagens de blogs que vimos ensinavam a chegar a Füssen pela estação central de Munique (Hauptbahnhof) e aí as dúvidas eram muitas: 

  1. Se o Bayern Ticket incluía o S bahn e o trem regional; 
  2. Se era preciso validar o ticket antes de entrar no S bahn; 
  3. Se poderíamos embarcar em qualquer trem que fosse a Füssen; 
  4. Qual seria o horário de trem direto que desse tempo de sair do aeroporto e chegar à estação central...

Como chegar a Füssen a partir do aeroporto de Munique
Máquina de venda de bilhetes para o transporte.

O operador nos explicou tudo, mas mesmo assim ainda estava tensa. Afinal, qualquer erro poderia implicar em uma multa aplicada pelo fiscal no trem (de 40 a 60 Euros!!!). E, claro, o que eu menos queria (e necessitava!) era (d)isso.

Importante: ao comprar o ticket nas máquinas automáticas não há uma taxa extra. No caso do Bayern Ticket são 23 Euros para uma pessoa (e vai aumentando 5 Euros à medida que vai adicionando uma pessoa, sendo permitido, no máximo, 5 pessoas no mesmo ticket). Já ao comprar com os operadores, há o acréscimo de 2 Euros no valor total. No entanto, recomendo confirmar os valores antes de viajar. Para isso, basta acessar o site da Deutsche Bahn. As máquinas aceitam moedas a partir de 0,50 de Euro e cédulas também. Além disso, dão troco.

Importante 2: coloque o nome das pessoas no Bayern Ticket. No que compramos com o agente, não havia linhas para todos os nomes e só o meu foi na frente. O do Otávio teve que ser escrito atrás do bilhete. No entanto, os outros possuem linhas (colocarei nas próximas postagens) para até quatro nomes além do primeiro (por causa do total de pessoas já mencionado anteriormente).

Bayern Ticket
Bayern ticket comprado com o agente
Pegamos o S bahn 8 (apesar de o agente ter indicado para pegar o S1, o S8 já estava lá e também servia) e fomos até a Hauptbahnhof em uma viagem que durou, aproximadamente 45 minutos.  Após desembarcar do trem suburbano, fomos seguindo a sinalização até a plataforma onde pegaríamos o trem direto para Füssen. Como tudo é bem sinalizado, não tivemos maiores dificuldades.  Aproveitamos para lanchar enquanto esperávamos pelo trem. 

Como chegar a Füssen a partir do aeroporto de Munique
"Almoço" na estação
Importante 3: optamos por esperar mais tempo na estação e pegar um trem direto. Massss... há opções de baldeação pelo caminho com transferências rápidas (poucos minutos para troca) e mais lentas. Todos os horários são encontrados no site da Deutsche Bahn.

Chegando a Füssen de trem

Viajamos na segunda classe (imagens abaixo) e tivemos uma falta de sorte porque justo o vagão que pegamos estava com o ar condicionado pifado. Quando o fiscal passou e validou nosso ticket (ufa! sem multa!), perguntei se poderíamos mudar de vagão e como a resposta foi positiva, lá fomos nós arrastando mala até encontrar um lugar vago que tivesse com ar e com espaço para as malas.

Como chegar a Füssen a partir do aeroporto de MuniqueComo chegar a Füssen

Importante 4: Não há lugares marcados nos trens regionais. Veja o número da sua classe no lado de fora do vagão e escolha o lugar que quiser.

A paisagem vista do trem é muito bonita. Estava um dia de sol e eu começava a me preocupar com o tipo de roupa que havia levado... A previsão indicava 15ºC, 16ºC, mas o que se via (e se sentia!!) estava por volta de 30ºC.

Como chegar a Füssen

Após 2h21m, chegamos a Füssen. 


Como chegar a Füssen

Não precisamos pegar nenhum tipo de transporte porque o hotel estava próximo da estação (aproximadamente, 500 metros). Mas o pessoal que vai só de bate e volta de Munique para os castelos, é só sair da estação e atravessar a rua: o ponto de ônibus está logo ali... 


Como chegar a Füssen

Antes de chegar ao hotel, ainda passamos no serviço de informações turísticas para garantir mapas e informações sobre a cidade.

No hotel

Chegamos finalmente ao hotel Hirsch. Boa localização e bom atendimento. A primeira pergunta, após os trâmites do check-in, foi: “haverá horário diferenciado de café da manhã para os participantes da maratona?”. O funcionário não tinha certeza e pediu que passássemos na recepção no sábado para confirmar. Resumindo: diferentemente de outros hotéis em que ficamos para outras corridas, não haveria horário especial. Massssss, a gerente disse que deixaria preparada uma bolsinha com um café para nós e que pegássemos cedo. Apesar de não ser o assunto desta postagem, preciso dizer que a bolsinha veio tão recheada que tivemos alimentos até para depois da corrida, ha ha ha.

No check-in também recebemos um papel que dava descontos em diversas atrações da cidade para que estivesse se hospedando em Füssen (fotos abaixo). Difícil foi entender os locais, ha ha ha... No entanto, nada que um aplicativo show de tradução não resolvesse. Salve o Google Googles!!!!

Como chegar a FüssenComo chegar a Füssen


Saímos do hotel e fomos explorar a cidade.  Afinal, Füssen reserva muitas atrações que serão o assunto para a próxima quarta-feira.
Até lá.

Super beijo


Carolina

Assine nossa newsletter



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover