19 outubro 2016

A Colina do Parlamento em Ottawa

Um passeio imperdível na cidade

Olááá! Tudo bem? Estive ausente na semana passada devido a um problema de saúde com um membro da família, masssss já estou de volta! E como eu tinha dito no último post, hoje teremos Canadá. Mais precisamente a Colina do Parlamento, um local muito visitado em Ottawa. Como já estamos atrasados uma semana, não vamos perder mais tempo...
O Parliament Hill (ou Colline du Parlement) é uma vasta área de Ottawa pertencente à Coroa canadense que abriga os edifícios do Parlamento do Canadá e outros prédios de grande significância, como a Biblioteca do Parlamento e a Torre da Paz.

Colina do Parlamento
Colina do Parlamento vista do Museu Canadense de História localizado em Gatineau, na província de Quebec, do outro lado do rio Ottawa.
Esse local está situado às margens do rio Ottawa e recebe milhões de turistas ao ano atraídos pela arquitetura gótica do complexo. 

O planejamento e a construção dos prédios, dos monumentos e das paisagens da Colina do Parlamento começaram em 1859. São três blocos de construções que compõem os edifícios do Parlamento: Centre, East e West Blocks. É possível visitar o Centre e o East Block no verão. 
Colina do Parlamento
Centre Block...
O Centre Block abriga o Senado, a Casa dos Comuns (House of Commons) e a Biblioteca do Parlamento. Vamos falar um pouco sobre cada um desses lugares...

Senado

O Senado do Canadá é um componente do Parlamento, que também inclui o monarca do Reino Unido (representado pelo governador-geral) e a Câmara dos Comuns do Canadá (que falarei daqui a pouco). 

São 105 senadores indicados pelo primeiro-ministro do Canadá e aprovados, simbolicamente, pelo governador-geral. Os senadores ficam no cargo até a idade de 75 anos.

Popularmente conhecida como "Câmara Superior", o Senado canadense é muito menos poderoso do que a Câmara dos Comuns, a "Câmara Inferior". Embora a aprovação da Câmara dos Comuns e do Senado seja necessária para legislação, o Senado raramente rejeita leis criadas e aprovadas pela Câmara dos Comuns, pois os membros são democraticamente eleitos. 


Colina do Parlamento
Senado e seu ambiente predominantemente vermelho.

Câmara dos Comuns

A Câmara dos Comuns do Canadá é uma parte do Parlamento, composta por 308 membros eleitos democraticamente. O mandato dura, no máximo, cinco anos, ou até que o parlamento seja dissolvido.

É um ambiente modestamente decorado em verde, ao contrário do Senado (super rebuscado de vermelho). Caso esteja em dia e horário de expediente, é possível ver os parlamentares trabalhando durante a visita guiada.


Colina do Parlamento
Câmara dos Comuns...

Biblioteca do Parlamento

A Biblioteca do Parlamento preserva e protege o passado legislativo canadense. Foi construída entre 1859 e 1876. É um exemplo da arquitetura gótica no Canadá.
Colina do Parlamento
Biblioteca do Parlamento 1...
Colina do Parlamento
Biblioteca do Parlamento 2...
Em 1916, houve um grande incêndio que acabou com todo o Centre Block, com exceção da Biblioteca do Parlamento, salva, em parte, por suas portas corta fogo.

Torre da Paz (Peace Tower)

A Torre da Paz foi construída de 1919 a 1927 e é dedicada aos mais de 65000 soldados canadenses que morreram durante a Primeira Guerra Mundial. Ela fica na frente do Centre Block e possui 92,2 metros de altura. Contém o Memorial Chamber em homenagem aos que morreram prestando serviços militares pelo Canadá. Também possui um conjunto com 53 sinos de diferentes tamanhos. O maior, chamado Bourdon, possui peso equivalente a três elefantes africanos adultos (10.090 Kg). Já o sino pequeno pesa 4,5 Kg.

Colina do Parlamento
Localização dos sinos na Torre da Paz...
Colina do Parlamento
Memorial Chamber...
É um local que oferece uma vista maravilhosa de Ottawa.


Colina do Parlamento
Uma parte da cidade de Ottawa vista da Torre da Paz...

Centennial Flame

Em frente ao Centre Block é encontrada a chama que foi acesa em 1966 para comemorar os 100 anos da Confederação do Canadá

Colina do Parlamento
Centennial Flame com seus segmentos, escudos e arranjos florais...
É super interessante porque há uma água saindo bem próxima da chama, que é alimentada por gás natural. Dá para perceber que ela é dividida em segmentos que contém escudos e símbolos florais. Na verdade, são 12 segmentos com escudos de bronze que representam as províncias e territórios do Canadá. Também há um símbolo floral e a data em que cada província e território se juntou à Confederação.

Explorando o Parlamento

Está disponível, diariamente, no verão, uma visita guiada pelo Centre e East Block. No inverno, somente há visitação no Centre Block. Não é necessário pagar entrada, mas é preciso retirar os tickets que garantem a entrada em horários pré-determinados. Isso é feito no Prédio de Informações da Capital, localizado no número 90 da Wellington Street. 


Colina do Parlamento
Local onde se pega os tickets para a visita guiada...
IMPORTANTE: Chegue cedo, principalmente, no verão. A fila é bem extensa e pode ser que os tickets acabem logo. No primeiro dia, chegamos às 10h e não havia mais ingressos (e olha que o local abre às 9 horas). Na segunda tentativa, chegamos às 8h45 e já ficamos bem atrás na fila (mas conseguimos para o East Block às 11h e para o Centre Block às 14h).
Colina do Parlamento
Ticket para o Centre Block com o horário do nosso tour...
Para entrar no Parlamento há uma série de regras, inclusive a proibição de entrar de mochilas ou bolsas grandes. Para isso, há a possibilidade de deixar tudo em um guarda-volumes gratuito no local onde se pega os tickets para o tour.

Durante o verão, em todas as manhãs, às 10h, há a troca da Guarda. O evento dura meia hora e é interessante...

Colina do Parlamento
Troca da Guarda
Colina do Parlamento
Troca da Guarda
À noite, também no verão, há o espetáculo de som e luz “Northern Lights” ou “Lumíères du Nord” em que há projeção de imagens nas paredes do prédio central do Parlamento. Em julho, eles acontecem às 22 horas. Em agosto, às 21h30. Já em setembro, os shows ocorrem às 21 horas.  É só chegar, sentar no gramado e se deliciar com o espetáculo maravilhoso... Os comentários da projeção são bilíngues (Inglês e Francês). Já em dezembro e janeiro, há a exibição do “Christmas Light” ou “Lumières de Noël au Canada”. 
Colina do Parlamento
Propaganda...
Colina do Parlamento
Uma parte do show...
E aí? Gostou da Colina do Parlamento? Ficamos 4 dias em Ottawa e não teve um dia em que não demos uma passadinha nesse local, de tão interessante que ele é.  Eu fiquei falando sobre províncias, territórios, confederação e aspectos relacionados à história do Canadá... Depois é que me liguei de que talvez estivesse um pouco confuso para quem estivesse lendo (foi confuso para mim lá também, até eu sentar e estudar um pouco sobre a história do país). Por isso, no próximo post eu vou dar uma explicação mais detalhada sobre isso, ok?

Então, até domingo...

Um super beijo

Carolina


Assine nossa newsletter




Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

2 comentários:

  1. E as boas dicas do Canadá não se cansam de aparecer por aqui!
    Mas um ótimo post, Carol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani! Quando você for para lá (tomara que seja em breve), pode conferir aqui as dicas he he he...
      Uma boa semana!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search