quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Teatro Amazonas, uma atração em Manaus

Casa de Ópera de Manaus...

Olááá! Tudo bem? Ué, tem algo estranho, né? Hoje é quinta-feira e não quarta. Eu sei!!!! No entanto, ontem não tive condições de postar nada. Fiquei tão inebriada com a experiência do I Workshop de Corrida de Rua de Manaus que não deu. Hoje, entretanto, é dia de conhecer o Teatro Amazonas. Vamos lá?

Como você já sabe, fui a Manaus no final do ano passado (parece que foi ontem, mas só tem 5 dias, he he he). Além de participar do I Workshop de Corrida de Rua organizado pelo grupo Manaus Running, aproveitamos para conhecer a cidade, claro! E um dos locais visitados foi o Teatro Amazonas.

O Teatro e sua localização

O Teatro Amazonas foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, ou seja, no dia em que fomos, ele estava completando 120 anos. No entanto, nem teve festa... Esse local é a maior expressão da riqueza do ciclo da borracha.

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas visto do Largo São Sebastião
Na frente do Teatro está o Largo São Sebastião. Lá é possível observar a Igreja de São Sebastião e o monumento da Abertura dos Portos. Este foi construído em homenagem à abertura dos portos no Brasil, no final do século XIX. É interessante que em seu topo é encontrada uma escultura que representa a Amazônia.


Teatro Amazonas
Monumento de Abertura dos Portos
O pavimento do Largo é tipo o de Copacabana. No entanto, dizem que ele é anterior ao de Copa, sendo a inspiração para a famosa calçada carioca. E sabe o que as cores significam? O encontro das águas dos rios Negro e Solimões. O preto é o rio Negro. Já o branco, o rio Solimões.


Teatro Amazonas
Piso que inspirou a calçada de Copacabana

Visitação no Teatro Amazonas

A visita guiada acontece de segunda a sábado, das 9 horas às 17 horas. Como era véspera de ano novo, o Teatro fecharia às 12 horas. Nós chegamos às 10h e conseguimos pegar a visita das 10h15m. Elas acontecem a cada 45 minutos.


Teatro Amazonas
Ingresso para a visita guiada

Salão de Espetáculos

Quem nos acompanhou foi a guia Fernanda. Ela explicou sobre vários pontos interessantes e históricos. A visita começou no Salão de Espetáculos. O local é um luxo só. Ele possui um palco (onde acontecem os espetáculos) e abaixo dele, há o fosso da orquestra. São três andares de camarotes e, quanto mais em cima, pior vai ficando a visão do palco. O mais interessante é que, quanto mais poder a pessoa tinha, mais alto ela ficava. Mesmo que ela não enxergasse nada, o importante ERA SER VISTA!


Teatro Amazonas
Os camarotes
Além dos camarotes, há vinte frisas e lugares especiais (onde ficavam os bispos). Hoje, o Teatro Amazonas comporta 689 pessoas (segundo a guia, pois vi em uma revista turística que seriam 701 lugares).

Teatro Amazonas
O camarote do Governador
Ao olhar para cima (ou para baixo, se estiver em algum camarote), fica evidente o formato do Salão de Espetáculos. Ele assemelha-se a uma Lira e possui 22 colunas. Estas vieram de Glasgow, na Escócia, e contêm, cada uma, a imagem de carranca com o nome de um dramaturgo ou compositor clássico importante. Além disso, há algumas máscaras que representam o teatro grego e sua dualidade (comédia/tragédia e riso/grito).

Teatro Amazonas
O formato de lira

Teatro Amazonas
As máscaras que simbolizam o teatro grego estão no topo esquerdo
Teatro Amazonas
Topo de uma das colunas, com o nome de um compositor ou dramaturgo importante. Aqui temos Calderón.

Uma curiosidade bastante interessante é a questão do ar condicionado. Atualmente, o ar é central e sai através da rosácea no teto. No entanto, antigamente, o frescor era garantido por gelos colocados abaixo do chão. E como refrescava? Embaixo das cadeiras há um aparato metálico que permitia a saída do ar geladinho. Incrível, né?

Teatro Amazonas
Saída do ar condicionado atualmente
Teatro Amazonas
Saída do "ar condicionado" antigamente...
Os panos de boca também têm sua história. Na verdade, a pintura do que estava exposto representa o final da Monarquia e o início da República. É uma ilustração de uma cortina se fechando (a Monarquia sai de cena para dar lugar à República). Há um outro pano de boca também no teatro, mas ele está sendo restaurado. Todos os dois vieram da França.

Teatro Amazonas
As cortinas se fecham para a despedida da Monarquia
Ao olharmos para o teto, podemos vê-lo dividido em quatro partes: a superior representa a Ópera e há um busto de Carlos Gomes. Ele, inclusive, iria inaugurar o Teatro Amazonas, mas morreu meses antes. Do lado direito há a representação da Música. Na parte inferior, é encontrada a representação dos Trópicos. E, para finalizar, do lado esquerdo, a Dança das Ninfas. E a impressão que a pintura quer passar é que estamos olhando tudo isso embaixo da Torre Eiffel. A rosácea e os lustres vieram também da França.

Teatro Amazonas
Sensação de estar embaixo da Torre Eiffel. Para quem está olhando sentado na plateia, a parte superior representa o que vemos nessa foto como sendo a direita e assim vai seguindo em sentido horário. 
A primeira ópera a ser executada no local seria "O Guarani". No entanto, com a morte de Carlos Gomes, passou a ser "La Gioconda" (o café do teatro tem esse nome em homenagem à primeira ópera).

Outras partes do Teatro Amazonas

Depois de explorarmos esse local, fomos conhecer o Espaço Vestimentas. Lá são expostas as roupas usadas nas óperas encenadas no Teatro.

Em seguida, visitamos a sala que contém a maquete do Teatro feita de Lego. Ela foi montada na década de 1960, na sede da Lego, na Dinamarca.


Teatro Amazonas
Maquete de Lego
A cúpula do Teatro não estava no projeto original de 1883. No entanto, Eduardo Ribeiro, o governador da época, alterou o projeto e colocou a cúpula. Ela veio de Paris... Que bom para o grupo Manaus Running, heim? Afinal, a cúpula faz parte do símbolo deles, he he he... Ela é uma cúpula oca, mas são 36000 telhas (escamas de cerâmica) vindas da Alsácia (França) e pintadas nas cores da bandeira do Brasil.

Teatro Amazonas
Lateral do teatro e sua cúpula
Antes de entrarmos no Salão Nobre, a guia chamou atenção para alguns objetos que estavam no caminho. Um espelho de cristal que é perfeito para mostrar como somos de verdade, uma vez que ele reduz as distorções na imagem.

Teatro Amazonas
Espelho, espelho meu, cuidado com a verdade que você me mostrará, ha ha ha ha...
Também vimos uma namoradeira da época, o sofá atual. Ela é formada por três módulos. No solitário da esquerda, por exemplo, ficava a moça. No da direita, o rapaz. E no meio? Os pais da moça, claro!


Teatro Amazonas
Namoradeira
A madeira do chão seguia um padrão “claro/escuro”. E sabe o que isso significa? De novo, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Não é legal?


Teatro Amazonas
O encontro das águas

Salão Nobre

No teto, há a pintura “A Glorificação das Belas Artes na Amazônia” de Domenico de Angellis. Há a figura de uma deusa que foi pintada no mesmo estilo que a Mona Lisa. Então, se você fixar o seu olhar no olhar dela e andar, ela te acompanha. É bem interessante...


Teatro Amazonas
A Glorificação das Belas Artes na Amazônia
Há um quadro de Peri e Ceci, de O Guarani, romance de José de Alencar. As colunas imitam mármore. Também são vistos vários vasos japoneses e escarradeiras pela sala.


Teatro Amazonas
Um pouco do Salão Nobre

Além do Salão Nobre

Saindo do Salão Nobre, chegamos à sala de exposição de instrumentos musicais usadas nos espetáculos.

Teatro Amazonas
Sala de exposição de instrumentos musicais
Vimos também as cadeiras originais da inauguração do teatro.

Teatro Amazonas
As cadeiras do passado...
Fomos para o último pavimento onde havia uma exposição de roupas de ópera e de bustos de pessoas importantes para o teatro.

Por fim, visitamos uma réplica do camarim usado na época. Na verdade, o teatro possui 38 camarins no total. No entanto, só esse é aberto à visitação. Essa réplica foi inaugurada em 2004. Suas paredes são forradas de tecido e há vários objetos que eram usados no final do século XIX.


Teatro Amazonas
Réplica do camarim

Teatro Amazonas
Pia na réplica do camarim
Todo esse passeio dura uma hora aproximadamente e, depois disso, fomos visitar o Mercado Adolpho Lisboa. Massssss, isso vai ficar para um outro post, porque este já ficou gigante, né? Ufa!!!!

Até domingo!

Um super beijo

Carolina

Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter

Está programando uma viagem? Então, compre suas passagens aéreas através dos banners dos parceiros (LATAM e Avianca) do blog Viajar correndo. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão.

_Promo USA 728x90


Aproveite e reserve também seu hotel através do Booking.com. Clique no banner abaixo e faça sua reserva facilmente...



Pesquise e alugue seu carro através da Rentcars.com. Clique no banner abaixo e consiga as melhores ofertas!

Viajar correndo

E, claro, não se esqueça do seguro viagem... A Seguros Promo é uma empresa que oferece um serviço de comparação de preços de seguro viagem. 


E, ao usar o cupom VIAJARCORRENDO5, você recebe 5 % de desconto no total da sua compra. Ficou interessado? É só clicar no banner acima...



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

22 comentários:

  1. Sem puxa-saquismos: um dos relatos mais detalhados e completos deste que é um dos teatros mais belos do nosso país! Meus parabéns!

    Ah, só pra acrescentar: a dupla de rock The White Stripes fez questão de se apresentar neste teatro quando veio ao Brasil em 2005. neste link tem o show completo desta apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=LRXcOg7QXbo (o momento mais emblemático do show é partir dos 37 minutos de vídeo!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Marcelo! Muito obrigadaaaaaaaaaaaaaa! Eu gostei muito desse teatro!!!
      Sobre The White Stripes, eu assisti ao vídeo por completo e só conhecia a última música, ha ha ha ha ha ha... Mas achei mais que FANTÁSTICO o cara sair do Teatro Amazonas e dar atenção à galera que ficou de fora. Os seguranças ficam loucos, mas foi muito show mesmo... Obrigada por compartilhar esse link...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  2. Manaus é incrível e o Teatro Amazonas é uma atração imperdível. Parabéns pelo post e pelo blog super detalhado e informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fábio pelo comentário e pela visita!
      Boas viagens!!!
      Um abraço,
      Carolina

      Excluir
  3. Quando luxo e beleza neste teatro e nem parece que esta visita tenha durado só uma hora. Muito bacana saber de todos os simbolismos ali representados e os contrastes do encontro dos rios em diversos lugares. Não sabia disso e nem da inspiração para o calçadão de Copa. Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabi, para mim também foi novidade a inspiração para o calçadão de Copacabana. Muito interessante,né?
      O encontro dos rios é algo muito importante para a região. Por isso, essa presença em praticamente tudo! Mas também, é algo bem emocionante ver esse encontro.
      Obrigada pela visita e pelo comentário!!!
      Um abraço,
      Carolina

      Excluir
  4. Eu fui conhecer e fiquei tão encantada quanto! Lindo relato! Amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Que bom que gostou do texto! Eu amei Manaus. Fui meio sem compromisso e, realmente, voltei surpresa de lá. E como fiquei pouco tempo, preciso voltar para fazer as outras atividades, he he he he...
      Um beijo
      Carolina

      Excluir
  5. Queria muito ter conhecido. Estive em Manaus em outubro e nos dois únicos dias que estive por lá o teatro não estava aberto à visitação. Seu post me deu um gostinho do que perdi rsrs Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Lulu, que triste! Massss, isso pode ser uma motivação para voltar a esse local! Afinal, Manaus é tão interessante. Com certeza, tem mais alguma coisa que ficou faltando. Aí você junta tudo em uma nova viagem, he he he...
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Um abraço,
      Carolina

      Excluir
  6. Adoro visitas guiadas! Quando for a Manaus certamente farei esta visita ao teatro. Ótima dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Ana Carolina! Põe na lista de passeios em Manaus, porque vale MUITO a pena!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Um abraço,
      Carolina

      Excluir
  7. eu sou louca para ir nesse teatro, desde que ele recebeu uma ópera que sonho em ver, A Canção dos Nibelungos. E vendo seu post fiquei com ainda mais vontade de visitar! Quanta foto linda! Parabéns pelo post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele. Muito interessante os gostos das pessoas. Meu amigo que foi o primeiro a comentar citou um show de rock que teve lá. Agora você já tem interesse na ópera. Muito legal!
      Nunca tinha ouvido falar dessa ópera. Fui agora pesquisar para comentar aqui e li que a exibição dela no Teatro contou até com a presença de pessoas vindas da Alemanha para poder assistir. Muito maneiro. Tomara que você consiga realizar essa vontade em breve!!!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  8. Que passeio maravilhoso! Fiquei encantada com a arquitetura do local. Quando for a Manaus com certeza vou querer fazer esse passeio também! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana! Faça sim, porque você vai amar!!! É super válido e encantador o passeio!!
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  9. Legal o post! O teatro é lindo, não tinha ideia de como ele era por dentro e como é bonito. Parabéns pelo post e por mostrar tudo tão detalhadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lidiane! Realmente, o teatro é um luxo inimaginável! Eu também não tinha ideia de que ele era assim tão incrível!
      Um abraço,
      Carolina

      Excluir
  10. Que lindo, Carol!

    Parece ser um passeio incrível, e repleto de história!

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gisele. O que não falta é história nesse teatro!!!
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Um abraço,
      Carolina

      Excluir
  11. Gente, que lugar magnífico! Vontade de conhecer! Você, como sempre, nos dando muitos detalhes e fazendo-nos sentir in loco! Delícia de postagem! Ainda vou conhecer este teatro maravilhoso! Se Deus quiser!!

    Parabéns pelo excelente texto!!!! Beijos!!!

    http://blogdaana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ana, muito lindo mesmo! Lugar cheio de detalhes e com MUITA história para contar!!!!! Algumas, eu nem sabia e só fui saber pelas contribuições que as pessoas colocaram aqui nos comentários. Você realmente TEM que ir a Manaus. É um lugar incrível!!!
      Muito obrigada pelos elogios e pela visita!
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Pin It button on image hover