Olááá! Tudo bem? Estamos no fim das postagens do Canadá. Na verdade, faltam apenas duas: esta e, finalmente, a que explico sobre o sistema e organização canadense. Já tinha feito um post específico sobre a Colina do Parlamento em Ottawa, a capital do Canadá. Hoje vamos falar de mais quatro atrações que são imperdíveis nessa cidade. Vamos lá?
Ottawa possui diversas atrações. As que compartilharei aqui com você neste post são: Canal Rideau, Major’s Hill Park, Nepean Point e Mercado Byward.
Canal Rideau no final da tarde...
Canal Rideau
É considerado uma obra-prima da engenharia. Foi planejado após a guerra de 1812 para permitir o transporte seguro de tropas e equipamentos entre Montréal e Kingston. Essa era uma guerra entre EUA e Canadá. Quando ele foi concluído, em 1832, não surgiram novos conflitos entre esse dois países. Com isso, o canal foi transformado em rota marítima comercial.
Canal Rideau
Então, como os tempos mudaram, ele se tornou um caminho de lazer. As pessoas caminham em suas margens durante o verão e patinam sobre o gelo formado durante o inverno.
Caminhada no Canal Rideau.
Há passeios de barco no canal feitos pela empresa Rideau Canal Cruises.
Local de saída do passeio de barco.
São 202 quilômetros atravessando seis cidades da província de Ontario: Ottawa, Smiths Falls, Merrickville, Westport, Battersea e Kingston.
O interessante é que 19 desses 202 quilômetros foram escavados à mão. Que trabalho!!!!
Desde 2007, o Canal Rideau faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO atendendo aos dez critérios diferentes necessários para garantir tal designação.
Com a placa explicando sobre o Patrimônio Mundial da UNESCO.
Ele também é o mais bem preservado exemplo de um canal de águas calmas na América do Norte, permanecendo operacional (e com a maioria de suas estruturas originais intactas).
Diversas partes do Canal Rideau.
No inverno, como disse anteriormente, o canal congela. E, com isso, transforma-se na maior pista de patinação do mundo. São 7,8 quilômetros disponíveis para quem quiser ter essa experiência. Eu não tive, AINDA!
Às margens do Canal Rideau, quase na chegada ao Rio Ottawa, está localizado o Museu Bytown. Ele possui três andares e está no mais antigo edifício de pedra da cidade. O objetivo do museu é contar a história de Ottawa, desde a construção do Canal Rideau até o surgimento de Ottawa como capital do Canadá.
Museu Bytown à esquerda
O rio Ottawa separa Ottawa (província de Ontario) de Gatineau (província de Quebec).
Major’s Hill Park
É um parque com muitas opções de trilhas e espaços para picnics. O que mais vimos por lá foram pessoas praticando atividades físicas como caminhadas e corridas. Além disso, muitas aproveitavam para relaxar na sombra das árvores. Além de todas essas possibilidades, o Major’s Hill Park apresenta uma vista lindíssima de Ottawa: das eclusas do Canal Rideau, do rio Ottawa e da Colina do Parlamento.
Esse parque está muito bem localizado e é “vizinho” do Château Laurier, da Galeria Nacional de Arte do Canadá, do Nepean Point e da Basílica de Notre-Dame. Foi nele que assistimos ao show de fogos que fechou uma série de espetáculos pirotécnicos iniciados em agosto.
Esse show aconteceu no penúltimo final de semana de agosto. Às 21h15 foram várias demonstrações com o tema “Flashback, de 1960 até hoje”. A festa aconteceu no Museu Canadense de História em Gatineau. Como não pagamos pelos ingressos para participar da festa, não tivemos noção de que tinha todo um significado. Só apreciamos a beleza do show... Na verdade, segundo o programa, as demonstrações pirotécnicas seguiram a seguinte ordem:
Revolução dos anos 60 com a Beatlemania e Woodstock;
o poder da flor dos anos 70 e discoteca;
guitarra elétrica e rock a partir de 1980;
a ascensão do digital nos anos 90 e seu pop alternativo;
o bug do ano 2000 e o novo milênio;
a atualidade com nossa constante mudança tecnológica.
Bom, eu só soube disso depois, quando ouvi a explicação na rádio local Majic 100.3 (com “j” mesmo). Aliás, o show é transmitido ao vivo por essa rádio. Postei um vídeo lá no canal com uma parte da apresentação.
Nepean Point é uma colina com vista para o rio Ottawa e diversas outras atrações da cidade. Entre elas estão o Parlamento, o Museu Canadense de História, O Major’s Hill Park, o Centro de Ottawa e de Gatineau. Ele está localizado entre a Galeria Nacional de Arte do Canadá e a Ponte de Alexandra, próximo à Catedral de Notre-Damme.
Galeria Nacional de Arte do Canadá
Alexandra Bridge. Aberta em 1901, foi a segunda ponte para cruzar entre Ottawa e Gatineau.
Catedral de Notre-Damme.
No ponto mais alto da colina, há uma estátua de Samuel de Champlain. Ele era um geógrafo, desenhista e explorador francês. Foi ele que fundou a cidade de Québec. Nessa estátua, ele segura seu astrolábio.
Champlain com astrolábio.
Detalhe da base da estátua.
Muitos indicam que o pôr do sol seja apreciado daqui. No entanto, não tivemos essa chance. E no dia da queima de fogos, o local estava fechado. Seria um bom ponto de observação, inclusive pela presença de banquinhos no anfiteatro que tem no local.
Anfiteatro visto do Nepean Point. No lado esquerdo: Galeria Nacional de Arte do Canadá. No lado direito: Colina do Parlamento. No centro: Chateau Laurier.
O Mercado ByWard
O Mercado ByWard (ByWard Market) é um dos mercados públicos mais antigos e maiores do Canadá.
ByWard Market
Ele foi criado em 1826 pelo construtor do Canal Rideau, John By. São quatro quadras onde são encontrados museus, cafés, lojas de alimentos especiais, boutiques, galeria, restaurantes e pubs.
ByWard Market
É um lugar visitado por muitas pessoas, principalmente no verão. Ele fica aberto todos os dias, mesmo no inverno, das 6 horas às 18 horas. Entretanto, cada loja estabelece o seu próprio horário.
ByWard Market
Experimentando um pirulito de maple.
Ali pertinho do prédio principal do ByWard Market, há o Beaver Tails (nas províncias anglófonas) ou Queues de Castor (nas províncias de francófonas).
No cantinho, cheia de abelha, está a Beaver Tails.
Ela é uma cadeia muito conhecida no Canadá por oferecer suas massas fritas no formato de uma cauda de castor. É possível escolher o sabor da cobertura da massa entre muitas opções. Eu optei por maçã e canela. No entanto, confesso que queria experimentar os outros os sabores, he he he... É muito bom!!!! Hummmm, fiquei com vontade.
Com meu super "beaver tail"...
Essas foram, na minha concepção, as quatro atrações (além da Colina do Parlamento) imperdíveis de Ottawa.
De qual (quais) você mais gostou? Responde aqui nos comentários. Vou adorar saber...
Vai ao Canadá? Pesquise e reserve seu hotel pelo nosso parceiro Booking.com. Você não paga a mais por isso e ajuda o Viajar correndo a receber uma comissão!
Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido. Um super beijo...
Viajar Correndo
Carol Belo, a Corredora
Sou Carolina Belo. Bióloga, turismóloga e amante das corridas de rua e de montanha. Para maiores informações, clique na imagem e seja direcionado a uma biografia mais completa.
Postar um comentário
Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos...
Responderei o mais breve possível! Então, volte para ver sua resposta. Ou então, bem mais fácil: marque o "notifique-me" para ser avisado por e-mail quando o seu comentário for respondido.
Um super beijo...