28 fevereiro 2018

Íbis do Pão de Açúcar: uma realidade ou apenas uma fantasia?

Olááá! Tudo bem? Você sabia que o Pão de Açúcar tem um Íbis? Não, não é o hotel. O íbis do Pão de Açúcar é uma forma encontrada na rocha. Ela também é conhecida como a Fênix do Pão de Açúcar e induz a muitos questionamentos... Como apareceu ali? Quem o fez? Por quê? É sobre isso que falaremos hoje. Mistéééérioooo...

O Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é um dos maiores pontos turísticos do Brasil e do mundo. Ele é um complexo de morros localizados no bairro da Urca. Seus componentes são:
  • Morro do Pão de Açúcar (que dá nome ao complexo);
  • Morro da Urca;
  • Morro da Babilônia.
Íbis do Pão de Açúcar
Esse complexo guarda muitos mistérios, principalmente, nas sombras que nele surgem devido à projeção do sol em seu movimento.

Se você observar bem, existe uma fenda na lateral do Pão de Açúcar. Normalmente, ao longo do dia, só observamos uma simples cavidade na rocha. 
Íbis do Pão de Açúcar
A cavidade que dependendo da luz forma a imagem de um íbis
No entanto, dependendo da luminosidade do dia, a cavidade se transforma em uma nova forma. Ela é conhecida como o Íbis do Pão de Açúcar (ou Fênix do Pão de Açúcar).
Íbis do Pão de Açúcar
Aposto que os corredores que treinam ou participam de provas no Aterro do Flamengo já viram isso... Mas será que já se perguntaram o que seria?

O que é um Íbis?

Eles são aves pernaltas que possuem pescoço longo e um bico comprido encurvado para baixo. Tais aves eram muito veneradas no Egito Antigo, sendo, inclusive, associadas a um Deus, o Thoth.

O Íbis do Pão de Açúcar

Como já citei antes, dependendo o horário em que se observa o Morro da Urca, é possível ver uma imagem clara de um íbis esculpido na rocha.
Íbis do Pão de Açúcar
Ao meio dia a imagem aparece com grande nitidez
O melhor horário, na verdade, é entre 11 horas e meio dia. Isso porque a nitidez depende da luminosidade. É como uma pintura perfeita onde a luz e sombra vão formar a silhueta do pássaro pernalta com, aproximadamente, 120 m de altura.

Já há, inclusive, relatos de observação desse fenômeno de dentro do avião. Hummm, acho que vou cogitar um voo saindo do SDU por volta das 11h30, heim?
Toda essa história do Íbis do Pão de Açúcar, ou da Fênix, tem relação com a lenda do Gigante Adormecido.

O Gigante Adormecido

Quando se vê o relevo carioca do oceano, é possível observar a silhueta de um gigante deitado. Ele é conhecido como o Complexo do Gigante Adormecido do Rio de Janeiro ou da Guanabara.
Gigante Adormecido do Rio de Janeiro ou da Guanabara
As montanhas formam a silhueta de um gigante deitado
A cabeça é a região da Pedra da Gávea.
Gigante Adormecido do Rio de Janeiro ou da Guanabara
Observe os olhos, o nariz e o queixo (até pomo de Adão parece ter, né?)
O tronco é a parte do Maciço da Tijuca (sendo o Corcovado o falo do gigante).
Gigante Adormecido do Rio de Janeiro ou da Guanabara
Tronco do gigante adormecido
Já o pé é o Pão de Açúcar.
Gigante Adormecido do Rio de Janeiro ou da Guanabara
Os pés do gigante
Existem várias histórias de mistérios em cada uma dessas partes componentes do gigante. A Pedra da Gávea, por exemplo, seria uma esfinge. Já o Morro Dois Irmãos representaria o Deus Anúbis (o chacal) egípcio. O Corcovado teria relação com o Deus Osíris. E assim vai...

Voltando ao Pão de Açúcar, o possível pé do gigante... Na mitologia egípcia, há uma imagem da humanidade representada como um gigante deitado. Esse gigante tem acorrentado aos pés um Íbis. Ou seja, justo nos “pés” do gigante adormecido do Rio de Janeiro é que está a imagem do Íbis do Pão de Açúcar.
Íbis do Pão de Açúcar
E se nos aprofundarmos mais, ainda tem mais coisa... No Antigo Egito, o Íbis representa o leste, o alvorecer e todo o conhecimento. E em que direção está o Pão de Açúcar? No Leste... 
Íbis do Pão de Açúcar
Pão de Açúcar visto da entrada da Baía de Guanabara
Muito louco, né?

Então, quando você estiver passeando pelo Aterro do Flamengo ou fazendo seu treino por lá, dá uma olhadinha para o Pão de Açúcar. Quem sabe você não consegue avistar o Íbis do Pão de Açúcar e desvendar esse mistério...
Íbis do Pão de Açúcar
Pão de Açúcar visto da Enseada de Botafogo. Olha a imagem do íbis aí... Por volta de 12h10m
Você já viu o Íbis do Pão de Açúcar? Já tinha se perguntado o porquê de ele estar ali? Já conhecia essa história? Conte aqui nos comentários. Vou adorar saber e assim a gente ainda pode conversar mais um pouco...

E como amanhã é aniversário da cidade do Rio de Janeiro, parabéns para o Rio!!!!!!

Espero que tenha gostado... 
Até domingo.

Um super beijo,

Carolina 

Para mais posts sobre o Rio de Janeiro, confira


Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

2 comentários:

  1. Que legal, Carol. Nunca tinha ouvido falar sobre essa história. Adorei saber :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Camilla! Eu escuto desde pequena, mas só agora fui me aprofundar mesmo no assunto. Até comprei um livro que fala sobre essas lendas, porque não é só no Pão de Açúcar. Cada uma das montanhas que formam o "Gigante Adormecido" tem uma história. Ahhh, já sei... Vou fazer posts sobre isso, he he he he...
      Um super beijo,
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search