23 maio 2018

Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio. O que fazer na cidade durante o período da Maratona

Olááá! Tudo bem? O final de semana da Maratona do Rio está chegando. Você vem correr na Cidade Maravilhosa? Sim! Mas... O que fazer no Rio de Janeiro durante o período da Maratona do Rio? Neste post sugiro um roteiro no Rio de Janeiro para quem vem correr, mas também quer turistar por aqui. Na verdade, são roteiros para cada uma das provas. Vamos lá?
Roteiro no Rio de Janeiro
Já sabemos que quando viajamos para correr devemos deixar os passeios “mais pesados” para depois da corrida, certo? Sendo assim, indico três roteiros leves para quem vai participar da Meia Maratona, da Maratona e do Desafio Cidade Maravilhosa.
Roteiro no Rio de Janeiro
Todos os roteiros foram pensados para atletas chegando na quinta-feira (31/05). A diferença é no dia da partida. Para a Meia Maratona o roteiro acaba no domingo (3/6). Já para a Maratona do Rio e para o Desafio Cidade Maravilhosa o fim é na segunda-feira (4/6).

Confira então o seu roteiro no Rio de Janeiro de acordo com a sua prova...

Roteiro no Rio de Janeiro para quem vai participar da Meia Maratona

Quinta-feira (31/05)
O dia da chegada é ideal para retirar o kit da prova. Nesse dia, a Expo Rio Run funcionará das 9h às 19h.
Roteiro no Rio de Janeiro
Também pode ser interessante assistir a alguma palestra e verificar as novidades da feira.
Tudo visto? Hora de pegar o metrô e partir para o turismo... A estação mais próxima é a Estácio. Você pode pegar no sentido Jardim Oceânico e descer na Estação Cinelândia.

Nessa estação, você pode visitar o Teatro Municipal e o Museu de Belas Artes. No caso do Teatro Municipal, as visitas são realizadas às 13h, 15h ou 17h.

Caminhando pela Av. Rio Branco até a Rua Sete de Setembro, chega-se à Confeitaria Colombo. 
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
Localizada na Rua Gonçalves Dias, foi fundada em 1894. A Confeitaria Colombo faz parte do patrimônio cultural e artístico da cidade. Se isso não for suficiente, dá uma olhada em uma possível motivação...
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
Caso você não queira nada cultural, sem problemas. Se a sua ideia é ir à praia, o Rio de Janeiro oferece diversas opções. 


Para saber qual praia está própria ou imprópria para banho,

Sexta-feira (01/06)
Turista que é turista começa cedo o dia, não é? Então, a dica é: chegue antes das 11 horas no Espaço Cultural da Marinha e garanta seu ingresso para o Passeio na Baía de Guanabara das 13 horas.
Roteiro no Rio de Janeiro
Esse passeio é ideal para a véspera da prova. Você verá as belezas naturais do Rio de Janeiro de uma maneira diferente e ainda ficará descansando.
Roteiro no Rio de Janeiro
Como é um passeio bem disputado, chegando cedo é mais provável de conseguir o ingresso. Nesse meio tempo, enquanto espera, você pode visitar o Centro Cultural Banco do Brasil. Há sempre exposições no local e, o melhor, gratuitas.
Roteiro no Rio de Janeiro
Após o passeio pela Baía de Guanabara, para terminar o dia, você pode ficar ali nas redondezas e visitar a Praça Mauá. É uma boa oportunidade para ver o Museu do Amanhã (caso queira entrar, garanta seu ingresso comprando online) e o Museu de Arte do Rio. 
Roteiro no Rio de Janeiro
A paisagem no local também é muito bonita e excelente para as fotos.

Sábado (02/06)
Pela manhã é o dia da tão esperada Meia Maratona do Rio. Depois de uma excelente prova, de curtir essa conquista e de um bom almoço, o que fazer no Rio de Janeiro? Que tal visitar o Pão de Açúcar?
Roteiro no Rio de Janeiro
Afinal, de 31/5 a 04/06 os participantes da Maratona do Rio têm 15 % de desconto no bilhete adulto para o passeio no Bondinho do Pão de Açúcar. Para conseguir isso, basta apresentar seu número de peito ou comprovante de inscrição na bilheteria.

A entrada dessa atração encontra-se na Avenida Pasteur 520.

Terminada a visita, a pedida para terminar o dia é no Forte de Copacabana. Além de uma paisagem linda, a possibilidade de um lanchinho nas confeitarias locais é uma boa opção.
Roteiro no Rio de Janeiro

Domingo (03/06)
Uma atividade tradicional aos domingos no Rio de Janeiro é assistir a uma missa no Mosteiro de São Bento. A questão nem é religiosa em si, mas sim por causa do Canto Gregoriano que é apresentado.

Acabada a missa, pegue o VLT, desça na Estação Cinelândia e pegue o metrô até o Largo do Machado. Dali partem as vans para o Cristo Redentor. 
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
Nós na Van. Foto de Keynes Breves.
CUIDADO! Na saída do metrô, COM CERTEZA, você será abordado por umas pessoas tentando vender o passeio ao Cristo Redentor. NÃO ACEITE! Eles não são credenciados para a realização desse serviço. Compre no quiosque oficial.

Você também pode ir de trem. No entanto, compre seu ingresso com antecedência. Saiba que ele tem hora marcada. Se atrasar, perde. Então, fique atento.
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
A gente treina e ainda vê o trem para o Corcovado passando. Lindo, né?
Dependendo da hora da sua visita, será possível ver os maratonistas participando da prova. Não é lindo?
Roteiro no Rio de Janeiro
Claro que a foto não foi tirada do Cristo Redentor, mas alguém que estivesse lá em cima poderia ver os corredores aqui embaixo, he he he...
E com o Cristo Redentor, terminamos o roteiro de maraturista no Rio de Janeiro. Bom retorno!

Roteiro no Rio de Janeiro para quem vai participar da Maratona

Quinta-feira (31/05)
Igual ao da Meia Maratona.

Sexta-feira (01/06)
Igual ao da Meia Maratona.

Sábado (02/06)
Assim como indiquei para os participantes da Meia Maratona, a ideia é visitar o Pão de Açúcar. Aproveite o desconto de 15 % para essa atração que é oferecido aos participantes da Maratona do Rio.

Vá pela manhã e aproveite o visual da cidade. Em seguida, almoce no Shopping Rio Sul que próximo. Lá tem restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Aproveite a tarde para fazer o City Tour Rio Bus Line... 

Você embarca na orla e tem a possibilidade de conhecer a cidade de uma forma panorâmica, sem se cansar. Afinal, são apenas dois desembarques guiados. Um no Maracanã e outro na Catedral Metropolitana. Excelente, né?

Gostou da ideia do City Tour Rio Bus Line?

Agora é descansar para o grande dia...

Domingo (03/06)
Enfim, o grande dia chegou. Aproveite e dê o seu melhor... Após a maratona, a ideia seria descansar. Seria, mas... Você está no Rio de Janeiro e pode fazer alguma coisa... 
Roteiro no Rio de Janeiro
Depois de almoçar, que tal sentar na Lagoa Rodrigo de Freitas para apreciar a paisagem. 
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
Banco inspirado em Gaudi
A Lagoa, na altura do Corte do Cantagalo, possui bancos que possibilitarão uma linda vista. Você pode até andar de pedalinho se ainda tiver força nas pernas.
Roteiro no Rio de Janeiro durante a Maratona do Rio
Para terminar o dia, que tal ir ao Arpoador e assistir ao pôr do sol. Esse é um passeio tradicional dos cariocas.

Masss, se você gostar de futebol, ainda há a possibilidade de assistir a um jogo no Maracanã. Quem deu essa sugestão foi a corredora Claudinha Figueiredo. O jogo do domingo da Maratona será Flamengo e Corinthians. 

Aproveito para agradecer a Claudia pela super dica! Obrigada!

Segunda-feira (04/06)
Um dia excelente para visitar o Cristo Redentor. 

E como já alertei para a Meia Maratona... Na saída do metrô Largo do Machado você vai ser abordado por pessoas não credenciadas. Elas oferecerão a visita ao Cristo. Não aceite!!! O quiosque oficial estará a alguns metros dali. Compre nos quiosques oficiais!

Ah e não se esqueça de um ponto importante... Leve sua medalha e faça sua foto. 
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
Não se preocupe porque isso não é “pagação de mico”. Outros corredores farão isso também! E os que esqueceram vão te pedir a sua emprestado para tirar foto. PODE ACREDITAR. Isso já aconteceu comigo, ha ha ha ha ha...
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
Eu, Keynes e Elane no dia seguinte à Maratona do Rio
Aproveite para relembrar a sua corrida no dia anterior. Lá de cima você verá uma parte do trajeto. Sinta a emoção de ter superado o caminho!

Roteiro no Rio de Janeiro para quem vai participar do Desafio Cidade Maravilhosa

Quinta-feira (31/05)
Igual ao da Meia Maratona.

Sexta-feira (01/06)
Igual ao da Meia Maratona.

Sábado (02/06)
Dia da primeira etapa do Desafio Cidade Maravilhosa. Após a Meia Maratona, a pedida é descansar. Isso não significa passar o dia deitado na cama. Você pode fazer o City Tour Rio Bus Line que já falei anteriormente...

Gostou da ideia do City Tour Rio Bus Line?


Terminado o tour, o descanso continua no hotel para o dia seguinte... O segundo dia do Desafio Cidade Maravilhosa...

Domingo (03/06)
Parabéns!!!! Você já terá completado o Desafio Cidade Maravilhosa. E como prêmio você quer deitar na sua cama do hotel e descansar? NÃÃÃÃÃO. Você quer mais passeios pela cidade, correto?

Então, que tal exibir sua medalha, ou melhor, suas medalhas na Lagoa Rodrigo de Freitas?
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
Na altura do Corte do Cantagalo você tem uma vista incrível!!!! 

E você pode ir de metrô até lá. Basta descer na estação General Osório e seguir as placas para a saída Lagoa. Assim, vai andar um pouco até achar essa saída, mas lembre-se de que você venceu o Desafio Cidade Maravilhosa, he he he he...

Não se esqueça de que também tem a dica da Claudinha Figueiredo sobre o jogo no Maracanã. Flamengo x Corinthians. Mais uma opção para aproveitar o Rio de Janeiro.

Segunda-feira (04/06)
Agora que você venceu o Desafio da Cidade Maravilhosa, você pode ir ao Cristo Redentor para agradecer por tudo. 
De novo, a gente no Cristo, he he he...
Caso você não seja religioso, sem problemas, você pode ir para ter um momento de contemplação de uma parte do trajeto que você passou na prova.
Roteiro no Rio de Janeiro para a Maratona do Rio
A gente vem pela Niemeyer e vai beirando a orla...
Fica a mesma dica que dei para os participantes das provas anteriores...  Cuidado com a abordagem de pessoas não credenciadas na saída do metrô Largo do Machado. Compre a van apenas no quiosque oficial que está ali na praça, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Glória!

E nosso tour acaba aqui...

E aí? Já escolheu o seu roteiro no Rio de Janeiro? Espero que tenha gostado das sugestões... 

Você vai participar de qual prova? Da Meia? Da Maratona? Ou do Desafio? Ficou alguma dúvida no roteiro? Ou você pensou em alguma outra coisa e quer confirmar essa possibilidade? Escreva aqui nos comentários. Vou adorar poder ajudar...

Como já disse no post Maratona do Rio, uma edição transcendental para mim, não faço mais a Maratona do Rio. Este ano vou participar da Meia Maratona. 
Roteiro no Rio de Janeiro
No entanto, no domingo, estarei lá dando apoio a vocês. Quando encontrarem uma louca com a camiseta do Viajar correndo dando tchau, retribua!!! Serei eu, passando energias para os kms finais.
Roteiro no Rio de Janeiro
Então, a gente se encontra na largada, no trajeto ou na chegada!
Roteiro no Rio de Janeiro

Boa prova!
Até domingo.

Super beijo,

Carolina

Veio para o Rio correr e vai ficar mais tempo? Não gostou das sugestões neste post? Quer fazer mais passeios para conhecer a cidade? Então, confira mais opções em:

Sabia que viajar para correr tem suas particularidades? Quer saber mais? Acesse:

Cuidado para não esquecer coisas importantes para sua viagem... Baixe um check list gratuitamente em


E sabia que documentos de viagem podem dizer muito sobre você? Que cuidados você toma? Nenhum? Então confira...:

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter



Reserve nos parceiros do blog Viajar correndo:

Produtos com desconto


Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search