05 março 2017

Toronto: um pouco sobre a maior cidade do Canadá

Olááá! Tudo bem? Você pensou que os posts do Canadá tinham acabado, né? Pois é, não é bem assim...  Ficou faltando falar sobre Toronto no geral (só tinha falado do Edge Walk e das Toronto Islands). Como é dia de festa na cidade, o post de hoje é justamente sobre a capital da Província de Ontario. Vamos lá?

Para começar, por que amanhã é dia de festa em Toronto? Simplesmente, porque no dia 6 de março, Toronto comemora a sua elevação à categoria de cidade primária. Esse feito aconteceu no ano de 1834. Masssss, o que é uma cidade primária?

No Canadá (com exceção da Província de Québec) e nos Estados Unidos existem duas definições de cidade: city e town. A primeira é sempre uma cidade propriamente dita, uma cidade primária, uma cidade independente. Já town é uma vila, uma cidade secundária. A província canadense de Québec é francófona e, com isso, não possui essa diferenciação, designando todas as suas áreas urbanas como villes (cidades).

Características gerais de Toronto

Toronto é a maior cidade canadense e a quarta maior da América do Norte (atrás de Cidade do México, Nova York e Los Angeles).

Muitas pessoas acham que Toronto é a capital do Canadá. Na verdade, ela é uma capital sim, só que da Província de Ontario. Lembra que eu já expliquei sobre a organização do Canadá?

Além disso, Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo. Isso porque atrai milhares de imigrantes anualmente. Isso se reflete na organização de seus bairros.

Atrações em Toronto
Letreiro em Nathan Square

Cada bairro de Toronto possui suas particularidades, com arquitetura, atrações e pessoas diferentes. Além disso, a cidade possui alguns distritos com atividades específicas. Alguns exemplos...
  • Entertainment District
  • Financial District
  • Distilery Historic District
  • Fashion District
  • Downtown Yonge
  • Chinatown
  • Koreatown
  • Greektown
  • Little Italy
  • Little India

Neste post, falarei um pouco sobre alguns desses lugares que visitei quando fui a Toronto. No entanto, ainda faltaram MUITAS coisas para ver e fazer nessa cidade tão incrível. Ou seja, isso significa que voltarei e que virão mais posts sobre Toronto por aí, he he he he...

Entertainment District

O local, como o nome já diz, oferece bastante entretenimento. São centenas de restaurantes, nightclubs, hotéis, atrações e teatros. Está concentrado entre a King Street West, a University Avenue e a Spadina Avenue.


Financial District

Aqui são encontrados os arranha-céus de Toronto. É o principal distrito financeiro de Toronto, sendo, inclusive, o coração financeiro do país.


Distilery Historic District

Fundada em 1832, a Destilaria foi a maior destilaria do Império Britânico. Agora é uma vila onde somente os pedestres passam. Ela é inteiramente dedicada a artes, cultura, comida e diversão. É a mais preservada arquitetura industrial Vitoriana na América do Norte.

Atrações em Toronto
Distilery Historic District

Fashion District

O nome do distrito tem relação com o papel da área na indústria de vestuário. No início do século XX, inúmeras fábricas de tecidos e armazéns foram localizados ali devido à proximidade e fácil acesso às linhas de transporte ferroviário.

Hoje, muitos dos antigos armazéns abrigam lojas de roupas. Já outros foram remodelados em estúdios de artistas e galerias.

Atrações em Toronto

Downtown Yonge

A Yonge Street é a linha divisória Leste-Oeste de Toronto. O seu encontro com a Dundas Street é um lugar MUITO badalado. Tanto que essa área é considerada a Times Square Canadense. Na Praça Yonge-Dundas, visitantes podem encontrar eventos gratuitos e concertos. 

Atrações em Toronto
Encontro da Yonge-Dundas


Atrações em Toronto
Yonge-Dundas Square

Atrações em Toronto
Yonge-Dundas Square

Chinatown

Um bairro chinês em Toronto. Essa área mantém um hub cultural e político dos descendentes chineses que moram na cidade.

O Little Italy possui a mesma ideia de Chinatown, mas relacionado aos italianos. O mesmo acontece para Koreatown (Coreia), Greektown (Grécia) e Little India (India). Infelizmente, não deu tempo de visitar essas regiões...


Alguns locais interessantes em Toronto

St. Lawrence Market Neighbourhood

É uma região localizada em “Old Town Toronto”. Aqui são encontradas arquitetura histórica, restaurantes e teatros. O famoso complexo do mercado de St.Lawrence oferece comida e artesanatos.

Atrações em Toronto
Fachada do Mercado de St. Lawrence

The Waterfront

Um local artificial a beira do lago Ontario. Engloba marinas, parques, playgrounds, restaurantes. Daqui podem ser observadas as famosas Toronto Islands. É uma excelente opção para um passeio no final da tarde.

Atrações em Toronto
Beaver Tails em "The Waterfront"

CN Tower

A Torre mais alta do Ocidente. Ela oferece programa para todos: um piso de vidro, um deck de observação, um restaurante e o Edge Walk (ohhh, minha paixão). Em breve, um post exclusivo sobre a CN Tower...

Atrações em Toronto
CN Tower

Royal Ontario Museum

O maior museu do Canadá de História Natural e Cultura Mundial. Não tivemos tempo hábil para entrar (eu queria fazer o Edge Walk), mas demos uma olhada rápida na lojinha, he he he...

Atrações em Toronto
Na entrada do Royal Ontario Museum

Casa Loma

Casa Loma (que em Espanhol significa "Casa na Colina”) é um museu muito visitado em Toronto. Originalmente, foi a antiga residência do financista Sir Henry Mill Pellatt. Ela foi construída como um castelo neo-romântico. 

Atrações em Toronto
 Casa Loma

Atrações em Toronto
No jardim da Casa Loma

Importante: Para a CN Tower, o Royal Ontario Museum e a Casa Loma (além do Ripley’s Aquarium of Canada) há um passe que faz com que sejam economizados 43 % dos valores dos ingressos. É o City Pass Toronto

Além dessas atrações, você pode escolher visitar o Zoológico de Toronto OU o Ontario Science Centre. Dessa forma, são 5 atrações incluídas no passe. Sem o City Pass, elas custariam, na época, CAD 126 (mais as taxas). Já com o City Pass, o valor caía para CAD 72 (mais as taxas).


Transporte em Toronto

Há muitas maneiras eficientes de se movimentar por Toronto. O transporte público é oferecido por metrôs, bondes, trens, ônibus, táxis... Não usamos bondes em nenhum momento. No entanto, utilizamos metrô, ônibus tradicional e ônibus hop-on  hop-off para conhecer  a cidade. O trem foi para chegar a Niagara.

Em relação ao metrô, são quatro linhas: amarela, azul, verde e roxa. Foi uma experiência bem tranquila.

Já em relação ao ônibus, nós utilizamos a linha 96 Wilson. Demos uma grande volta, mas como queríamos visitar o Templo Hindu em Toronto, ela nos deixou na porta do local. O mesmo aconteceu para a volta do templo até a estação do metrô.

Achei o ônibus hop-on hop-off válido para termos uma visão geral do que a cidade nos oferecia. No entanto, achei demorado demais, o que nos custou a perda de alguns passeios.

A nossa única experiência com táxi foi para irmos do hotel a Union Station. De lá pegaríamos o UP Express para o aeroporto, o que sairia muito mais barato. Antes de falar desse transporte, preciso dizer que nosso táxi estava imundo, o que, inclusive, sujou nossas malas, acredita? Foi uma única experiência que valeu por todas as outras, he he he... 

O UP Express, que falei anteriormente, é um trem que liga a estação Union ao Aeroporto Internacional (Person). A tarifa unitária custa CAD 12,00 (doze dólares canadenses). Parece caro, mas pode ter certeza de que saiu mais barato do que ir de táxi. Além disso, o transporte é bem rapidinho (25 minutos), sem trânsito, com apenas  duas estações no caminho.

Bom, espero que você tenha gostado deste apanhado mais geral sobre Toronto. É realmente uma cidade que vale a pena conhecer (e com mais tempo para poder aproveitar tudo o que Toronto oferece).

Aproveito para dar os parabéns a Toronto pela comemoração de amanhã!!!

Até quarta-feira

Um super beijo

Carolina


Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter

Está programando uma viagem? Então, compre suas passagens aéreas através dos banners dos parceiros (LATAM e Avianca) do blog Viajar correndo. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a receber uma comissão.

_Promo USA 728x90


Aproveite e reserve também seu hotel através do Booking.com. Clique no banner abaixo e faça sua reserva facilmente...



Pesquise e alugue seu carro através da Rentcars.com. Clique no banner abaixo e consiga as melhores ofertas!

Viajar correndo

E, claro, não se esqueça do seguro viagem... A Seguros Promo é uma empresa que oferece um serviço de comparação de preços de seguro viagem. 


E, ao usar o cupom VIAJARCORRENDO5, você recebe 5 % de desconto no total da sua compra. Ficou interessado? É só clicar no banner acima...



Sobre o Autor:
Carolina Belo Sou Carolina Belo, Bióloga e Turismóloga. Busco sempre ser feliz e ver o lado positivo de tudo o que acontece na vida. Gosto de viajar e participar de corridas pelo mundo.

22 comentários:

  1. Já comentei que sou louca pra conhecer o Canadá!
    Toronto parece ser uma cidade linda, quem eu conheço que já foi lá, adorou, nunca ouvi ninguém falar que não gostou.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dani, você havia falado... Eu não tinha a menor pretensão com Canadá (apenas foi a oportunidade que surgiu). Nossa, voltei em "estado de graça"! Amei!!!! Agora, quero voltar, he he he...
      Um super beijo
      Carolina

      Excluir
  2. Depois de ler o seu post, despertou a curiosidade de conhecer Toronto! Adorei e parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patricia!!! É uma cidade muito interessante. Eu quero muito voltar para explorar outras coisas que ficaram faltando!!!
      Boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  3. Toronto é a única cidade grande do Canada. que nao conheço. Achei o post super interessante, cheio de informações super uteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maryanne!!! É uma cidade com bastante diversidade!!!
      Uma boa semana!
      Abraços
      Carolina

      Excluir
  4. Toronto é uma das cidades mais desejadas para quem quer fazer intercâmbio e estudar inglês no Canadá, já compartilhei este post com vários amigos que com certeza vão gostar tanto quanto eu gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fábio! O intercâmbio "bomba" por lá (eu mesma já cogitei isso, ha ha ha).
      Muito obrigada por compartilhar!!!
      Uma boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  5. Adorei seu post.
    Fiquei com vontade de conhecer a casa Loma, parece incrível.
    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih! Eu não entrei no Museu porque queria ver outras coisas na cidade (e não daria tempo). No entanto, acho que deve ser mesmo muito interessante (o lado de fora me deu essa impressão, he he he)...
      Boa semana
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  6. Muito legal seu post bem gostoso de ler, ainda não fui para o Canada não tive a oportunidade ainda, mas quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que seja breve, pois é um país incrível. Voltei MUITO apaixonada por lá. Tanto que nunca cogitei sair do Brasil, mas depois do que vivi no Canadá, pensei seriamente em morar lá...
      Obrigada pelo comentário...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  7. Interessante e diferente essa divisões dos bairros, será que isso não gera briga e preconceito entre eles? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada Luan!!! Bom, pelo menos, a impressão que tive da cidade é que todos são muito bem aceitos por lá. Ela é considerada a cidade mais diversa do mundo. Então, tudo passa muito naturalmente... Eu mesma percebi que ninguém liga para como os outros estão e são... Achei isso muito interessante, porque se fosse aqui no Brasil haveria diversas críticas e comentários...
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  8. Tenho uma amiga que mora em Toronto e cada vez que ela posta uma foto daì, fico morrendo de saudades!
    Adorei esse teu post e achei incrìvel a Casa Loma!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliana! Que bom que você gostou!
      É uma cidade muito vibrante e incrível. Me senti muito bem por lá...
      Uma boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  9. Super quero conhecer! Minha cunhada já morou aí algum tempo e gostou tanto que fiquei morrendo de curiosidade. E com o seu post, ainda mais! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lugar realmente incrível, Roberta!!! Tomara que você possa ir em breve!!!
      Uma boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  10. Eu sou encantada pelo Canadá, e Toronto tá na minha lista de prioridades quando for no país. Tenho amigos morando lá e sempre fico babando nas fotos! Apaixonei na Casa Loma! que Linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Klécia! Vou te falar que o Canadá aconteceu meio sem querer na minha vida... Só que esse país foi tão sensacional, que fiquei apaixonada. AMEI Toronto por toda vibração que a cidade tem... Foi uma experiência incrível... Tomara que você possa viajar para lá em breve!!!
      Uma boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir
  11. Não sabia que tinha uma Chinatown em Toronto. É bem tradicional com aqueles restaurantes em que você entra e não entende nada do cardápio?? Fiquei curiosa agora...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim Margareth!!! E também com carnes de vários animais pendurados do lado de fora... Fiquei meio assustada, mas tudo bem... Estava em Toronto e lá é tudo bem diverso mesmo, he he he he... Até pensei em fotografar, mas fiquei meio receosa de alguém não gostar.. Então, deixei só na memória mesmo!!!
      Uma boa semana!
      Abraços,
      Carolina

      Excluir

Obrigada pela visita. Fique à vontade para dizer o que achou do post... Seus comentários são super bem-vindos... Um super beijo...

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search